Covid-19: entidades médicas preparam força-tarefa para atuar em Manaus

A AMB está criando uma força-tarefa para atender às populações que estão sofrendo com a epidemia de Covid-19 como a de Manau

A Associação Médica Brasileira (AMB) está convocando todas as sociedades filiadas para ajudar na criação de uma força-tarefa para atender em caráter de urgência às populações que estão sofrendo com a epidemia de Covid-19, como a de Manaus.

“O Brasil somos todos nós. Um só brasileiro em risco merece de cada um de nós a máxima atenção e imediato socorro. Os médicos, por seu compromisso com a saúde e a vida, já marcaram, na história do país, sua contribuição no combate a Covid-19, colocando, inúmeras vezes, a própria existência em risco. Mas sempre podemos mais, sempre é possível mais uma dose de doação; é o que fazemos agora com a Força-Tarefa AMB Covid-19”, pontua o presidente da Associação Médica Brasileira. César Eduardo Fernandes, no site da AMB.

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) foi uma das entidades que aceitaram imediatamente a solicitação. “Recebemos o comunicado da AMB pedindo a divulgação do trabalho voluntário dos médicos nos locais em que a epidemia está em situação grave e prontamente estamos apoiando. Os endocrinologistas têm atendimento mais ambulatorial e podemos passar as orientações aos pacientes com comorbidades, como diabetes, hipertensão, insuficiência adrenal e uso de corticoide. Essa é nossa tarefa de apoio e orientação aos pacientes de doenças endócrinas e orientando-os sobre a importância da vacinação”, ressalta César Boguszewski, presidente da entidade.

Leia também: Fiocruz solicita à Anvisa registro definitivo de vacina contra a Covid-19

Covid-19: entidades médicas preparam força-tarefa para atuar em Manaus

Força-tarefa voluntária

Todo o projeto é de construção coletiva da Associação Médica Brasileira, de associações estaduais de médicos e de sociedades de especialidades médicas. A AMB está cadastrando, entrevistando e selecionando os médicos interessados, inclusive para garantir a segurança em saúde de todos.

Posteriormente, haverá um treinamento ministrado por alguns dos principais especialistas brasileiros para que a assistência seja de excelência e ocorra a possibilidade de efeito multiplicador.

Instituições de áreas distintas que desejam contribuir com a causa pró-brasileiros nos campos de logística ou financeiramente para aquisição de insumos básicos são bem-vindas.

Interessados para atuar na força-tarefa voluntária podem se inscrever através do link: https://amb.org.br/noticias/forca-tarefa-ambcovid-19/

Logística

Empresas com atuação logística no Amazonas também criaram uma força-tarefa para auxiliar o transporte de oxigênio a Manaus.

A Lothar Logística, por exemplo, está trabalhando com outras três companhias, entre elas a Bemol, uma das maiores redes de departamento da região. Elas convocaram os parceiros distribuidores com acesso a Manaus a entregarem oxigênio ao governo.

“O setor privado de logística precisa de forma unificada atuar com as Forças Armadas. Manaus produz 30 mil metros cúbicos de oxigênio por dia. A demanda chegou a 78 mil. A cidade é isolada porque apenas uma única estrada faz ponte com Amazonas, a BR-319, então ficamos à mercê do transporte rodofluvial. O lugar mais perto de Manaus está há cinco dias de distância”, diz Ricardo Lothar, presidente da empresa, em entrevista à Agência FolhaPress.

Saiba mais: Covid-19: Quais os cuidados necessários em crianças com doenças crônicas?

Nos últimos dias, os pacientes locais passaram a ser enviados a outros estados e o Governo Federal vai transferir 60 recém-nascidos a outras localidades. A Lothar também está mapeando com a Secretaria da Fazenda estadual o processo documental das doações realizadas pelo setor privado.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades