Covid-19: experiências exitosas e o protagonismo do enfermeiro - PEBMED

Covid-19: experiências exitosas e o protagonismo do enfermeiro

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Um ano depois do início da pandemia da Covid-19, o Brasil registrou, no início de maio, mais de 15 milhões de casos confirmados e de 421 mil óbitos.

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Enfermagem e a Covid-19

No ano de 2020 foi comemorado o Ano Internacional da Enfermagem em comemoração ao bicentenário do nascimento de Florence Nightingale, precursora da enfermagem. Em meio à pandemia, o trabalho da categoria vem se destacando e sendo reconhecido pela população.

A campanha global Nursing Now lançada em 2019 no Brasil e ampliada a vigência até o final de junho 2021 conta com as seguintes metas traçadas no país: investimento para melhorar a educação e o desenvolvimento dos profissionais da enfermagem com destaque para o aspecto da liderança, melhoria das condições de trabalho dessa classe profissional e disseminação de práticas inovadoras e efetivas na enfermagem com base em evidências científicas.

Os enfermeiros são verdadeiros protagonistas e autores de experiências exitosas em todas as regiões do país, destacadas abaixo:

No Mato Grosso, em uma clínica escola integrada ao Sistema Único de Saúde foi implantado um serviço de  triagem  da  Covid-19, elaborado por gestores, professores e acadêmicos de enfermagem através de um plano para controle, que incluía a realização do diagnóstico situacional, implantação de protocolos e instrumentos de gestão, treinamentos por simulação realística e implementação de protocolos das medidas de controle, o que contribuiu para o controle da Covid-19, o retorno das atividades presenciais na unidade de ensino e para a formação de enfermagem.

A organização e ativação de uma estrutura assistencial e destiná-la, exclusivamente, ao atendimento de pacientes suspeitos e confirmados com a Covid-19 em um hospital universitário no Paraná contou com líderes da enfermagem em todas as etapas e processos necessários, exercendo as seguintes competências: comunicação, tomada de decisão, liderança, administração e gerenciamento, assistência à saúde e educação permanente. 

Em Maceió, a fim de organizar e otimizar as estratégias para o enfrentamento da Covid-19, implementa na Atenção Primária à Saúde, as Unidades de Referência para Síndromes Gripais com o profissional enfermeiro na organização, coordenação e manutenção do cuidado de serviços de saúde para enfrentamento da pandemia.

Leia também: Covid-19: Um terço dos profissionais de enfermagem mortos é do Brasil

Considerações

Desde o início de 2020, o mundo precisou se reinventar e se redescobrir diante da pandemia enfrentada. Os enfermeiros, em todo o país, tem se destacado na linha de frente do combate à Covid-19, assumindo o protagonismo assumindo cargos confiados durante este período, como coordenadores de hospitais e centros de triagem.

Para saber mais sobre esse e outros temas, continue acompanhando aqui no Portal Pebmed e  no App Nursebook. Se você ainda não baixou, ele está disponível no App Store e na Play Store. Aproveite, o conteúdo do app está totalmente liberado!

Autora:

Referências bibliográficas:

 

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar