Covid-19: Gestantes só devem tomar CoronaVac ou Pfizer, orienta Ministério da Saúde

Gestantes sem comorbidades poderão vacinar contra a Covid-19, desde que com seja feito com a vacina CoronaVac ou da Pfizer. Saiba mais.

Gestantes sem comorbidades poderão vacinar contra a Covid-19, desde que com seja feito com a vacina CoronaVac ou da Pfizer, anunciou nesta quinta-feira (8/7) o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em coletiva de imprensa realizada em Brasília.

As vacinas da AstraZeneca e da Johnson, não deverão ser utilizadas em grávidas. Nesta semana, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já havia recomendado que gestantes não recebessem as vacinas de vetor viral.

Covid-19: Gestantes só devem tomar CoronaVac ou Pfizer, orienta Ministério da Saúde

A combinação de vacinas não está autorizada

Outra informação importante é que a combinação de vacinas não está autorizada nem em grávidas, nem em nenhum público. E que os municípios não devem fazer a combinação por conta própria.

“Os secretários estaduais, municipais, têm autonomia, mas não para mudar o cerne do que foi discutido na política tripartite. Não pode ficar criando esquemas vacinais diferentes de maneira discricionária sem ouvir o Programa Nacional de Imunizações”, disse Marcelo Queiroga, durante a coletiva de imprensa.

A combinação da primeira dose da AstraZeneca com a segunda dose da Pfizer em gestantes já havia sido autorizada em, pelo menos, dois estados: no Rio de Janeiro e no Ceará. No caso do Ceará, a autorização também foi estendida a puérperas.

A orientação do Ministério da Saúde é que as grávidas que já receberam a vacina da AstraZeneca devem completar a imunização com a mesma vacina após o puerpério. Mesmo antes da nova orientação da pasta, diversos municípios já vacinavam gestantes sem comorbidades.

Quatro óbitos de grávidas vacinadas confirmadas, apenas um ligado ao imunizante

O Ministério da Saúde apresentou os dados da vacinação de grávidas brasileiras durante a coletiva de imprensa. Até o momento, 313.235 das 3 milhões de grávidas no Brasil já foram vacinadas contra a Covid-19, o equivalente a cerca de 10% das gestantes brasileiras.

Confira como a vacinação foi realizada até agora:

  • 201.452 de gestantes receberam a Pfizer;
  • 63.581 receberam a CoronaVac;
  • 48.202 receberam a AstraZeneca.

Entre as vacinadas, foram identificados 439 eventos adversos. Desses, 24 foram graves. Foram identificados quatro óbitos de gestantes vacinadas. No entanto, apenas uma morte tem relação com o imunizante.

A pasta chegou a orientar a vacinação de grávidas sem comorbidades. No entanto, a orientação foi mudada por causa do óbito citado acima.

A nova decisão de vacinar todas as grávidas – com ou sem comorbidades – veio após uma análise de risco-benefício, que considerou a grave situação do Brasil na pandemia, com o registro de 1,4 mil óbitos de gestantes pela Covid-19.

Benefícios da vacinação superam os riscos

O secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara Parente, explicou na coletiva de imprensa que os imunizantes produzidos com adenovírus não replicantes, como a AstraZeneca e a Janssen, podem causar eventos adversos em gestantes.

Ele ainda afirmou que a porcentagem de letalidade por Covid-19 no Brasil em grávidas infectadas pelo novo coronavírus é de 10%. O índice é considerado alto e, por isso, a pasta decidiu seguir com a imunização desse público.

Leia também: Butanvac: Anvisa autoriza início do estudo com voluntários

O ministro da Saúde afirmou que os benefícios da vacinação superam os riscos. “Após a análise dos dados de todas que foram vacinadas e do amplo debate dos cientistas e dos pesquisadores, e também dos próprios dados, houve o entendimento de voltarmos com as vacinas das gestantes sem comorbidades. Entendemos que não há porque suspender a vacinação”, explicou Marcelo Queiroga.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

 

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.