Pebmed - Notícias e Atualizações em Medicina
Cadastre-se grátis
Home / Coronavírus / Covid-19: Hospital das Clínicas utiliza software para a monitoração de pacientes no país
Paciente insere os seus dados em software disponibilizado pela Unicamp para o acompanhamento de atendidos durante a pandemia de Covid-19

Covid-19: Hospital das Clínicas utiliza software para a monitoração de pacientes no país

Esse conteúdo é exclusivo para
médicos.

Para ter acesso, identifique-se através do login ou cadastre-se gratuitamente!

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganhou da empresa Motorola um software chamado de Acompanhamento Covid-19 para pacientes que foram atendidos no hospital e receberam alta médica.

Leia também: Covid-19: Oxímetro desenvolvido no Brasil monitora remotamente oxigenação de pacientes

Como funciona o software para Covid-19

O procedimento é o seguinte: cada paciente que tem alta do hospital recebe um cartão com um QR Code que contém o nome e o CRM do médico responsável pelo monitoramento remoto. Ao ser escaneado por um smartphone, o código abre um browser. Não é necessária a instalação de qualquer aplicativo.

A pessoa deve responder diariamente a cinco perguntas básicas sobre o seu estado de saúde: como a sua temperatura corporal, e episódios de tosse, cansaço e falta de ar nas últimas 24 horas.

Caso sejam detectados sintomas do novo coronavírus e identificados sinais de alerta, com base nas respostas, os dados são enviados ao médico responsável. Este, por sua vez, entrará em contato com a pessoa, para dar orientações e encaminhá-la a uma unidade de saúde mais próxima.

Ouça também: Dia da Imunização: como é a produção de uma nova vacina e o que falta para vacina da Covid-19? [podcast]

Contato com os médicos

“Com esse acompanhamento, é possível continuar monitorando o paciente durante 14 dias após a internação, sem a necessidade de deslocamento até o hospital. O sistema também contribui com o isolamento social, pois reduz o trânsito potencial do vírus na comunidade”, explica o médico epidemiologista Plínio Trabasso e coordenador de assistência do HC Unicamp em entrevista para o Portal da Universidade.

De acordo com Benicio Goulart, gerente de Desenvolvimento de Software da Motorola, o projeto foi desenvolvido em tempo recorde, envolvendo cinco áreas diferentes da empresa na criação do aplicativo, além de funcionários do Instituto Eldorado, parceiro da empresa.

“Desenvolvemos e testamos o aplicativo em apenas 15 dias. Foi um esforço em conjunto de diversas áreas, dada a situação emergencial da pandemia. A doação ao HC Unicamp faz parte das iniciativas de apoio da empresa ao combate do novo coronavírus”, disse o gerente da Motorola.

Vantagens do software

Com a utilização do software, o monitoramento ficou muito mais eficiente e rápido. Antes do aplicativo, um atendente do hospital fazia ligações diárias para cada um dos pacientes, fazendo as mesmas perguntas e tabulando as informações para depois encaminhá-las a um médico.

Agora, o responsável clínico recebe o questionário dos pacientes em tempo real. Caso constate um caso grave, o especialista pode ligar diretamente para a pessoa monitorada e indicar, inclusive, uma nova internação.

De acordo com a Motorola, a empresa poderá estender o uso da ferramenta online para outros hospitais de rede pública, até mesmo para o acompanhamento futuro de outras doenças.

Aplicativo Monitora Covid-19

Está disponível para qualquer pessoa o aplicativo Monitora Covid-19, desenvolvido pelo Consórcio Nordeste, que busca monitorar casos suspeitos, confirmados pelo novo coronavírus.

Com versões para smartphones Android e iPhone (iOS), a ferramenta online traz informações sobre a doença, dicas de prevenção permite verificar sintomas, conversar com especialistas e encontrar postos de atendimento direcionados aos pacientes de Covid-19.

O app pode ser utilizado em todo o território nacional, mas algumas funções são exclusivas para os estados do Nordeste.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Autor(a):

Referências bibliográficas:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

×

Adicione o Portal PEBMED à tela inicial do seu celular: Clique em Salvar na Home Salvar na Home e "adicionar à tela de início".

Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.