Covid-19: Hospital das Clínicas utiliza software para a monitoração de pacientes no país

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp ganhou da empresa Motorola um software chamado de Acompanhamento Covid-19 para ser utilizado com pacientes atendidos.

O Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ganhou da empresa Motorola um software chamado de Acompanhamento Covid-19 para pacientes que foram atendidos no hospital e receberam alta médica.

Leia também: Covid-19: Oxímetro desenvolvido no Brasil monitora remotamente oxigenação de pacientes

Paciente insere os seus dados em software disponibilizado pela Unicamp para o acompanhamento de atendidos durante a pandemia de Covid-19

Como funciona o software para Covid-19

O procedimento é o seguinte: cada paciente que tem alta do hospital recebe um cartão com um QR Code que contém o nome e o CRM do médico responsável pelo monitoramento remoto. Ao ser escaneado por um smartphone, o código abre um browser. Não é necessária a instalação de qualquer aplicativo.

A pessoa deve responder diariamente a cinco perguntas básicas sobre o seu estado de saúde: como a sua temperatura corporal, e episódios de tosse, cansaço e falta de ar nas últimas 24 horas.

Caso sejam detectados sintomas do novo coronavírus e identificados sinais de alerta, com base nas respostas, os dados são enviados ao médico responsável. Este, por sua vez, entrará em contato com a pessoa, para dar orientações e encaminhá-la a uma unidade de saúde mais próxima.

Ouça também: Dia da Imunização: como é a produção de uma nova vacina e o que falta para vacina da Covid-19? [podcast]

Contato com os médicos

“Com esse acompanhamento, é possível continuar monitorando o paciente durante 14 dias após a internação, sem a necessidade de deslocamento até o hospital. O sistema também contribui com o isolamento social, pois reduz o trânsito potencial do vírus na comunidade”, explica o médico epidemiologista Plínio Trabasso e coordenador de assistência do HC Unicamp em entrevista para o Portal da Universidade.

De acordo com Benicio Goulart, gerente de Desenvolvimento de Software da Motorola, o projeto foi desenvolvido em tempo recorde, envolvendo cinco áreas diferentes da empresa na criação do aplicativo, além de funcionários do Instituto Eldorado, parceiro da empresa.

“Desenvolvemos e testamos o aplicativo em apenas 15 dias. Foi um esforço em conjunto de diversas áreas, dada a situação emergencial da pandemia. A doação ao HC Unicamp faz parte das iniciativas de apoio da empresa ao combate do novo coronavírus”, disse o gerente da Motorola.

Vantagens do software

Com a utilização do software, o monitoramento ficou muito mais eficiente e rápido. Antes do aplicativo, um atendente do hospital fazia ligações diárias para cada um dos pacientes, fazendo as mesmas perguntas e tabulando as informações para depois encaminhá-las a um médico.

Agora, o responsável clínico recebe o questionário dos pacientes em tempo real. Caso constate um caso grave, o especialista pode ligar diretamente para a pessoa monitorada e indicar, inclusive, uma nova internação.

De acordo com a Motorola, a empresa poderá estender o uso da ferramenta online para outros hospitais de rede pública, até mesmo para o acompanhamento futuro de outras doenças.

Aplicativo Monitora Covid-19

Está disponível para qualquer pessoa o aplicativo Monitora Covid-19, desenvolvido pelo Consórcio Nordeste, que busca monitorar casos suspeitos, confirmados pelo novo coronavírus.

Com versões para smartphones Android e iPhone (iOS), a ferramenta online traz informações sobre a doença, dicas de prevenção permite verificar sintomas, conversar com especialistas e encontrar postos de atendimento direcionados aos pacientes de Covid-19.

O app pode ser utilizado em todo o território nacional, mas algumas funções são exclusivas para os estados do Nordeste.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.