Covid-19: o que há de novo nos protocolos para o diagnóstico molecular (RT-PCR)?

Para o diagnóstico da Covid-19, o recomendado é o teste baseado na reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR).

Para o diagnóstico dos pacientes com infecção ativa pela Covid-19, o teste recomendado e considerado o método padrão-ouro por diversas entidades, em virtude de sua alta sensibilidade e especificidade para a fase aguda, é aquele que se baseia na reação em cadeia da polimerase com transcrição reversa (RT-PCR) em tempo real.

Diversos protocolos foram desenvolvidos, e estão disponíveis para os Laboratórios Clínicos e de Pesquisa para o diagnóstico molecular utilizando a RT-PCR. O primeiro protocolo disponibilizado e validado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e ainda um dos mais utilizados atualmente, foi o desenvolvido pelo Instituto de Virologia Charité, da Universidade de Berlim, Alemanha.

Leia também: Uso precoce de nitazoxanida para Covid-19 leve: o que diz o novo estudo?

Representação de laboratório de análise de testes RT-PCR para Covid-19

O protocolo Charité e suas novas recomendações

Como originalmente recomendado, a confirmação do diagnóstico se baseava na detecção de dois alvos diferentes do genoma do SARS-CoV-2 (gene E e gene RdRP). O gene E é um teste específico para a identificação de vírus do subgênero Sarbecovirus (ex.: SARS-CoV, alguns vírus de morcegos, e o próprio SARS-CoV-2). Já o teste RdRP com a sonda específica (P2) é capaz de detectar exclusivamente o SARS-CoV-2.

O gene E era utilizado para a triagem, com uma confirmação posterior através da detecção do gene RdRP. Somente quando os dois alvos eram identificados, a amostra era considerada positiva.

Tendo em vista que o único vírus do subgênero Sarbecovirus que apresenta, atualmente, circulação entre humanos, é o vírus da Covid-19, a amplificação isolada do gene E confirma o seu diagnóstico. Dessa maneira, um algoritmo simplificado pode ser utilizado de rotina, permitindo assim uma otimização dos processos, redução de custos e aumento da capacidade laboratorial.

Os dois alvos (gene E ou gene RdRP) podem ser utilizados isoladamente para a confirmação laboratorial, porém, verificou-se uma maior sensibilidade quando utilizado o gene E.

Interpretação e possíveis causas de resultados falso negativos

Devido à alta especificidade da RT-PCR, o valor preditivo positivo (VPP) do teste é muito elevado, fazendo com que, na prática, os resultados positivos confirmem a detecção do vírus (ou de partículas do mesmo).

Entretanto, um resultado negativo não exclui totalmente a possibilidade da infecção, já que a o resultado da RT-PCR pode ser afetado por inadequações na fase pré-analítica (ex.: coleta, armazenamento, transporte da amostra). Oscilações da carga viral, concentrações baixas do vírus (ex.: coleta precoce ou tardia), a presença de inibidores de PCR no RNA extraído e, até mesmo, eventuais mutações nos genes alvo podem explicar um resultado negativo em um indivíduo infectado.

Saiba mais: Nova máscara cirúrgica antiviral permite uso por 12 horas

Mensagem prática

A nova recomendação da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), sugerindo a utilização de apenas um gene alvo (preferencialmente o gene E), veio ao encontro da necessidade de ampliação da testagem molecular, devido a um aumento da sua demanda global.

O novo algoritmo irá impactar diretamente na redução de custos para a realização da RT-PCR, o que pode facilitar e ampliar o acesso dos pacientes ao teste para detecção da infecção por Covid-19, especialmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Referência Bibliográfica:

  • Pan American Health Organization (PAHO). Laboratory Guidelines for the Detection and Diagnosis of COVID-19 Virus Infection [Internet]. Disponível em: https://iris.paho.org/handle/10665.2/52458. (Acessado em 28/09/2020).

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.