Covid-19: OMS aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e Sinopharm

O uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e da Sinopharm foi aprovado pela OMS.

O uso emergencial das vacinas CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e da Sinopharm, da farmacêutica estatal chinesa com o mesmo nome, foi aprovado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para adultos a partir de 18 anos.

O imunizante da Sinopharm, uma das duas principais vacinas chinesas que coletivamente já foram administradas em centenas de milhões de indivíduos na China e no exterior, foi a primeira vacina contra a Covid-19 desenvolvida por um país não ocidental a ganhar o apoio da OMS.

Esta também é a primeira vez que a OMS concedeu aprovação para uso emergencial de qualquer vacina chinesa para doenças infecciosas. Dias depois veio o anúncio da CoronaVac.

Leia também: CoronaVac é mais eficaz com intervalo maior entre doses, diz laboratório

Apresentando em alguns aspectos uma tecnologia mais avançada, os frascos da Sinopharm vêm com um adesivo que altera a cor quando a vacina é exposta ao calor, permitindo que profissionais da saúde identifiquem o estado do imunizante.

Assim como a CoronaVac, a Sinopharm também é uma vacina inativada.

Covid-19: OMS aprova uso emergencial das vacinas CoronaVac e Sinopharm

Resultados

A OMS considerou dados de eficácia da CoronaVac que mostraram que o seu uso preveniu casos sintomáticos de Covid em 51% dos vacinados e casos graves da doença em 100% da população estudada. Essas taxas correspondem às divulgadas pelo Instituto Butantan em janeiro. Entretanto, dados posteriores apontaram que o imunizante tinha uma efetividade menor. Dados esses que foram contestados pelo instituto paulista.  

Ao aprovar o uso emergencial da CoronaVac, a OMS considerou que poucos participantes com mais de 60 anos haviam sido incluídos nos ensaios clínicos, e, por isso, a eficácia não pôde ser estimada para este grupo.

A entidade internacional não recomendou um limite máximo de idade para a vacina, uma vez que informações vindas depois da realização dos testes, em diversos países, e de imunogenicidade sugerem que o imunizante provavelmente tem um efeito protetor em pessoas idosas, em um esquema de duas doses com um espaçamento de 2 a 4 semanas.

Já no caso da Sinopharm, a vacina segue um cronograma de duas doses com um espaçamento de três a quatro semanas. A eficácia da vacina para a doença sintomática e hospitalizada foi estimada em 79%.

Estudo aponta para redução de casos e hospitalizações 

Um estudo realizado pelo Butantan em Serrana, no interior de São Paulo, que vacinou 95,7% da população com a CoronaVac, apontou que o número de casos sintomáticos de Covid-19 teve uma redução de 80%, enquanto as hospitalizações caíram 86%.

Em abril, Serrana já observava uma queda expressiva na incidência da doença. Após registrar 699 casos em março, o número caiu para 251. Os óbitos passaram de 20 para 6 no mesmo período. Para os pesquisadores, o controle da pandemia aconteceu depois que 75% da população recebeu a segunda dose.

China aprova uso emergencial da CoronaVac em crianças

Enquanto isso, as autoridades chinesas aprovaram o uso emergencial da CoronaVac em crianças e adolescentes de três a 17 anos.

O presidente da farmacêutica, Yin Weidong, indicou que após os ensaios clínicos foi identificado que a aplicação nessa faixa etária “é tão segura e eficiente quanto para adultos”, segundo a mídia chinesa Global Times.

Saiba mais: Aprovadas as vacinas Coronavac e Oxford pela Anvisa

A China tornou-se o 48º país, região ou organização internacional a aprovar o uso da CoronaVac, de acordo com a OMS. Até o momento, a Sinovac forneceu mais de 600 milhões de doses de vacinas acabadas ou semiacabadas para quase 40 países e regiões.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades