Covid-19: Opas alerta para dificuldades no combate à pandemia nas Américas

Carissa Etienne, diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde, alertou para o perigo que o inverno e furacões representam no pandemia de Covid-19.

A chegada do inverno e da temporada de furacões deve dificultar o combate à Covid-19 no continente americano, alertou Carissa Etienne, diretora-geral da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no início de junho em uma coletiva de imprensa virtual.

Equipamentos de proteção utilizados no combate à pandemia de Covid-19

Complicações na pandemia de Covid-19

A representante da entidade explicou que a chegada do inverno já aumenta a circulação de outros vírus respiratórios. Dessa forma, isso deve dificultar o diagnóstico da Covid-19, além de contribuir para que as pessoas se reúnam em ambientes fechados para se manter aquecidas.

“Não possuímos dados de que a temperatura ou a umidade repercutem na propagação da doença, mas sabemos que a chegada do inverno estimula as infecções respiratórias, que podem propagar-se rapidamente em climas mais frios e ambientes fechados”, afirmou Carissa Etienne.

Por esses motivos, é fundamental que os médicos esclareçam aos seus pacientes a importância da vacinação preventiva contra a gripe, principalmente para os idosos, trabalhadores de saúde e indivíduos com doenças crônicas.

Já mais especificamente nas Américas do Norte e Central, a maior ameaça é a abertura da temporada de furacões.

“Países do Caribe, América Central e as costas leste e sul americanas estão se preparando para uma das piores temporadas de furacões da história, segundo acreditam muitos especialistas”, frisou Carissa Etienne.

A diretora-geral também ressaltou que essas regiões devem estar preparadas para problemas em manter o atendimento de pacientes em estado grave por causa dos furacões. A Opas preparou guias de como minimizar a disseminação da Covid-19 em abrigos de emergência, que está disponível no portal da organização.

Ouça também: Dia da Imunização: como é a produção de uma nova vacina e o que falta para vacina da Covid-19? [podcast]

Américas contabilizam 3,3 milhões de contaminados

A Opas também alertou que o novo coronavírus continua a se disseminar muito fortemente em países como Brasil, Peru e Chile. A entidade chama a atenção para a chegada do inverno na América do Sul e para o aumento de infecções respiratórias, que podem dificultar o combate à pandemia e o diagnóstico de Covid-19.

De acordo com dados da organização internacional, quase metade de todos os casos do novo coronavírus no mundo está concentrado em países das Américas. Estes já somam 3,3 milhões de infectados.

A diretora-geral ressalta que o aumento de casos de outras doenças respiratórias vai sobrecarregar ainda mais os sistemas de saúde desses países e ainda dificultar o diagnóstico por parte dos médicos.

Aplicativo para profissionais de saúde em português já está disponível

Já está disponível para download gratuito a versão em português do aplicativo da Academia da OMS (WHO Academy), desenvolvida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar profissionais de saúde no combate à pandemia da Covid-19.

O aplicativo fornece orientações, cursos e workshops virtuais atualizados. Tudo com base em necessidades apresentadas por 20 mil profissionais de saúde de diversas partes do mundo em uma pesquisa da Academia da OMS realizada em março deste ano.

O estudo constatou que dois terços dos entrevistados sentem que precisam estar mais preparados. Isso considerando, principalmente, a prevenção e controle de infecções, gerenciamento de casos, uso de equipamentos de proteção individual, segurança no trabalho, comunicação de riscos e engajamento comunitário.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades