Covid-19: papel da homocisteína na estratificação de risco

As diferenças epidemiológicas entre os países sugere que fatores étnicos e genéticos tenham impacto nas manifestações da Covid-19.

Estatísticas recentes apontam mais de 150 milhões de casos de Covid-19 no mundo, com a taxa de óbitos ultrapassando a marca de três milhões. As diferenças epidemiológicas entre os países são marcantes, o que sugere que fatores étnicos e genéticos tenham impacto nas manifestações da infecção pelo novo coronavírus. O conhecimento de tais fatores é fundamental para a identificação de pacientes sob maior risco de complicações, incluindo síndrome do desconforto respiratório agudo, falência de múltiplos órgãos e morte, o que permite abordagens terapêuticas diferenciadas.

Leia também: Covid-19: recomendações para a trombocitopenia trombótica imune induzida pela vacina

Covid-19: papel da homocisteína na estratificação de risco

Homocisteína

Desde o início da pandemia de Covid-19, muito se vem estudando sobre características clínicas e epidemiológicas que possam representar maior risco de infecção e de complicações relacionadas a ela. Vários estudos mostram que idade avançada e presença de comorbidades são fatores de risco. Em relação a marcadores biológicos e suscetibilidade e/ou gravidade da Covid-19, autores já descreveram algumas associações, tornando a avaliação laboratorial útil no rastreio e manejo da doença, bem como na prevenção de distúrbios secundários. Nesse campo de estudo, pesquisadores avaliaram o papel da homocisteína na estratificação de risco dos indivíduos infectados pelo vírus, uma vez que tal impacto já foi demonstrado em processos metabólicos e inflamatórios.

Sabe-se que altos níveis séricos de homocisteína têm efeitos neurotóxico, aterogênico, pró-trombótico e pró-oxidante. A associação entre o marcador e a evolução da Covid-19 foi estudada em 273 pacientes em Xangai. Dentre mais de 40 parâmetros, apenas idade, relação monócitos/linfócitos e homocisteína apresentaram relação com a progressão da infecção, confirmada por alterações tomográficas. A hiperhomocisteinemia aumentou em três vezes o risco de piora radiológica.

Estudo recente

Como o polimorfismo C677T do gene da metilenotetrahidrofolato redutase (MTHFR) associa-se a maior risco trombótico devido a alterações no metabolismo da homocisteína, recente estudo italiano teve como objetivo avaliar a relação entre a mutação e as taxas de incidência e mortalidade da Covid-19. Foram observados altos índices de óbito pelo novo coronavírus na população com maior prevalência da mutação. Autores acreditam que a suplementação de vitaminas do complexo B possa ser eficaz na redução da frequência e da mortalidade da doença viral, uma vez que pode normalizar os níveis de homocisteína em portadores do polimorfismo C677T do gene da MTHFR.

Saiba mais: Covid-19: experiências exitosas e o protagonismo do enfermeiro

É importante enfatizar o fato de grande parte das informações sobre a infecção pelo novo coronavírus estar sendo gerada em tempo real. Logo é preciso ter cuidado nas suas interpretações e ter ciência de que novos dados podem ser divulgados. Muitos estudos estão em andamento, e diversas questões ainda necessitam de resposta. Os dados apresentados resultaram de apenas um estudo italiano, e há a necessidade de novos estudos, preferencialmente prospectivos, randomizados e com um número adequado de participantes, para melhor fundamentar a terapia sugerida no cenário da Covid-19.

[sinmple-author-box]

Referências Bibliográficas:

  • Ponti G, et al. COVID-19 Spreading Across World Correlates with 677T Allele of the Methylenetetrahydrofolate Reductase (MTHFR) Gene Prevalence. J Mol Biomark Diagn. 2021;12:1.
  • Matthias K, Hollenhorst J, Achenbach J. Life-threatening course in coronavirus disease 2019 (COVID-19): Is there a link to methylenetetrahydrofolic acid reductase (MTHFR) polymorphism and hyperhomocysteinemia?. Medical hypotheses. 2020; 144: 110234. doi: 10.1016/j.mehy.2020.110234

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.