Coronavírus

Covid-19: RJ orienta redução de tempo de isolamento

Tempo de leitura: 2 min.

Nas últimas semanas, temos visto um aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil. Para conter a pandemia, é essencial que sejam realizadas as medidas preventivas, como uso de máscaras e isolamento de casos suspeitos e confirmados.

Covid-19: A dose de reforço da vacina como aposta contra a variante Ômicron

Orientações do CDC

Recentemente, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualizou suas orientações de isolamento encurtando o tempo recomendado. Segundo o órgão, pessoas com Covid-19 devem isolar-se por cinco dias e, se forem assintomáticos, ou seus sintomas estiverem em remissão (sem febre por 24 horas), seguir por cinco dias usando uma máscara quando estiver perto de outras pessoas para minimizar o risco de infectar pessoas que encontrarem.

Seguindo esta tendência, no dia 5 de janeiro de 2022, a Prefeitura do Rio de Janeiro que acaba de comunicar o cancelamento do Carnaval de rua pelo aumento do número de casos de síndrome gripal, também atualizou suas recomendações de isolamento. Agora, a prefeitura recomenda:

  • Os casos confirmados de Covid-19 devem ser orientados a realizar isolamento domiciliar pelo período mínimo de sete dias.
  • Em casos assintomáticos, a critério clínico, o médico poderá orientar um tempo menor de afastamento, de no mínimo cinco dias, desde que o paciente se comprometa com o uso rigoroso e contínuo da máscara pelo período completo de sete dias. A decisão sobre reduzir para cinco dias o período de afastamento deverá levar em consideração também o perfil de contato com outras pessoas fora do isolamento.
  • Para finalização do isolamento domiciliar, além do cumprimento do período de afastamento indicado, o paciente deve estar obrigatoriamente assintomático. Em caso de persistência dos sintomas o paciente deve se manter isolado. Recomenda-se nova testagem se houver dúvida.
  • Contactantes que apresentarem sintomas deverão ser conduzidos como casos suspeitos de Covid-19 e submetidos à testagem, contactantes não sintomáticos também devem ser testados e orientados a reforçar o uso de máscara corretamente e redobrar a atenção em relação ao aparecimento de sintomas.

Devemos mesmo reduzir o tempo de isolamento?

Apesar das orientações recentes, ainda há muita discussão sobre se devemos ou não reduzir o tempo de isolamento. Uma análise preliminar publicada recentemente no Japão mostrou que com relação a variante Ômicron, a quantidade de RNA viral foi maior em 3-6 dias após o diagnóstico ou 3-6 dias após o início dos sintomas e, em seguida, diminuiu gradualmente ao longo do tempo, com uma diminuição acentuada após 10 dias desde o diagnóstico ou início dos sintomas.

Este artigo tem levantado discussões sobre a validade de reduzir o tempo de isolamento. Assim que tivermos novos estudos a respeito, traremos as informações aqui para o Portal.

Referências bibliográficas:

Compartilhar
Publicado por
Dayanna de Oliveira Quintanilha

Posts recentes

Drogas vasoativas: 10 dicas para uso no paciente grave com hipotensão

Hipotensão é uma das condições mais comuns no paciente grave, além de estar associada a…

39 minutos atrás

Interrupção do uso de antidepressivo: como diferenciar recaída ou recorrência de síndrome de retirada?

É essencial diferenciar a síndrome de retirada da recaída ou recorrência já que a sintomatologia…

2 horas atrás

Tratamento de vaginose bacteriana: qual a eficácia do gel de fosfato de clindamicina 2%?

Um estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia do gel de clindamicina vaginal comparado…

3 horas atrás

“Covid Zero”: políticas mais rigorosas de controle da pandemia pioram a saúde mental da população?

Estudo comparou o grau de restrição das políticas de enfrentamento à covid com escores de…

4 horas atrás

Suplementação de cálcio e estenose aórtica

Estudo mostrou que a suplementação de cálcio está ligada à queda da qualidade da função…

6 horas atrás

Cirurgias de catarata caem 38% em um ano, aponta DataSus

Levantamento aponta que o número de cirurgias para correção da catarata realizadas pelo SUS caiu…

7 horas atrás