Covid-19: RJ orienta redução de tempo de isolamento

A prefeitura do Rio recomenda que pacientes com casos confirmados de Covid-19 devem realizar isolamento domiciliar pelo período mínimo de sete dias.

Nas últimas semanas, temos visto um aumento do número de casos de Covid-19 no Brasil. Para conter a pandemia, é essencial que sejam realizadas as medidas preventivas, como uso de máscaras e isolamento de casos suspeitos e confirmados.

Covid-19: A dose de reforço da vacina como aposta contra a variante Ômicron

isolamento

Orientações do CDC

Recentemente, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualizou suas orientações de isolamento encurtando o tempo recomendado. Segundo o órgão, pessoas com Covid-19 devem isolar-se por cinco dias e, se forem assintomáticos, ou seus sintomas estiverem em remissão (sem febre por 24 horas), seguir por cinco dias usando uma máscara quando estiver perto de outras pessoas para minimizar o risco de infectar pessoas que encontrarem.

Seguindo esta tendência, no dia 5 de janeiro de 2022, a Prefeitura do Rio de Janeiro que acaba de comunicar o cancelamento do Carnaval de rua pelo aumento do número de casos de síndrome gripal, também atualizou suas recomendações de isolamento. Agora, a prefeitura recomenda:

  • Os casos confirmados de Covid-19 devem ser orientados a realizar isolamento domiciliar pelo período mínimo de sete dias.
  • Em casos assintomáticos, a critério clínico, o médico poderá orientar um tempo menor de afastamento, de no mínimo cinco dias, desde que o paciente se comprometa com o uso rigoroso e contínuo da máscara pelo período completo de sete dias. A decisão sobre reduzir para cinco dias o período de afastamento deverá levar em consideração também o perfil de contato com outras pessoas fora do isolamento.
  • Para finalização do isolamento domiciliar, além do cumprimento do período de afastamento indicado, o paciente deve estar obrigatoriamente assintomático. Em caso de persistência dos sintomas o paciente deve se manter isolado. Recomenda-se nova testagem se houver dúvida.
  • Contactantes que apresentarem sintomas deverão ser conduzidos como casos suspeitos de Covid-19 e submetidos à testagem, contactantes não sintomáticos também devem ser testados e orientados a reforçar o uso de máscara corretamente e redobrar a atenção em relação ao aparecimento de sintomas.

Devemos mesmo reduzir o tempo de isolamento?

Apesar das orientações recentes, ainda há muita discussão sobre se devemos ou não reduzir o tempo de isolamento. Uma análise preliminar publicada recentemente no Japão mostrou que com relação a variante Ômicron, a quantidade de RNA viral foi maior em 3-6 dias após o diagnóstico ou 3-6 dias após o início dos sintomas e, em seguida, diminuiu gradualmente ao longo do tempo, com uma diminuição acentuada após 10 dias desde o diagnóstico ou início dos sintomas.

Este artigo tem levantado discussões sobre a validade de reduzir o tempo de isolamento. Assim que tivermos novos estudos a respeito, traremos as informações aqui para o Portal.

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.