Covid-19: Variante semelhante à sul-africana é identificada no Brasil

A nova variante da Covid-19 foi identificada pela primeira vez no Brasil em amostra coletada em Sorocaba, interior de São Paulo. Saiba mais.

Uma nova variante da Covid-19 semelhante à originária na África do Sul, conhecida como B.1.35, foi identificada pela primeira vez no Brasil em uma amostra coletada em Sorocaba, no interior de São Paulo.

A paciente infectada é moradora do município e não tem histórico de viagem à África do Sul e nem teve contato com pessoas que estiveram no país. Portanto, segundo as autoridades, ainda existe a possibilidade de que a nova variante identificada seja uma evolução da P.1, variante originária no Amazonas.

A descoberta foi realizada por um grupo de cientistas, coordenada pelo Instituto Butantan, com participação da Universidade de São Paulo (USP) e outras instituições de pesquisa.

No total, os pesquisadores sequenciaram e geraram 217 genomas do vírus, a partir de uma coleta inicial de amostras em diversas cidades paulistas, incluindo Sorocaba.

Variante da Covid-19 é detectada em Sorocaba

O que dizem as análises

Segundo o artigo, a análise das sequências geradas demonstrou a predominância da linhagem P.1, permitindo a detecção precoce da cepa sul-africana pela primeira vez no Brasil. Os resultados destacam a importância de aumentar o monitoramento ativo para garantir a detecção rápida de novas variantes do novo coronavírus com um impacto potencial no controle da pandemia e nas estratégias de vacinação.

Dos 217 genomas analisados, 64.05% eram pertencentes à linhagem P.1, surgida no estado do Amazonas e identificada pela primeira vez no Japão, seguida pelas linhagens B.1.1.28, que era a de maior distribuição no Brasil e provavelmente originou a P.1, com 25.34% e a B.1.1.7, conhecida como variante inglesa da Covid-19, que apareceu em 5.99% das amostras.

“A linhagem P.2, também possivelmente originária da B.1.1.28, que é uma variante de grande interesse científico, foi detectada em apenas 0.92% dos casos. Isso demonstra um possível avanço da P.1 sobre outras linhagens que eram predominantes em São Paulo, como a B.1.1.28”, explicou o pesquisador Rafael dos Santos Bezerra, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), um dos autores do trabalho, em entrevista ao Jornal da USP.

Ouça: Variantes de Covid-19 e o impacto na prática médica [podcast]

“Apesar de a variante sul-africana ter sido identificada em uma única amostra, esse fato é preocupante por ela ter um comportamento muito parecido com o da P.1, apresentando maior transmissibilidade e escape do sistema imune”, ressalta Rafael Bezerra.

Estudo das variantes 

A descoberta é descrita em artigo publicado como preprint (versão prévia de artigo científico), no site medRxiv no dia 4 de abril.

De acordo com o artigo, a linhagem identificada em Sorocaba compartilha 15 mutações com o isolado inicialmente encontrado na África do Sul. No entanto, outras seis dessas mutações definidoras não estão presentes na amostra e nove são exclusivas.

Leia também: Covid-19: nova variante descoberta na França não é detectável por PCR convencional

Uma rede de vigilância genômica do novo coronavírus foi montada pelo Instituto Butantan no estado paulista para descobrir como está a distribuição das variantes em São Paulo, se apareceram alterações nos genomas e se os vírus estão mais ou menos problemáticos.

O objetivo é realizar a detecção precoce de variantes potencialmente perigosas para que as autoridades públicas possam lançar medidas capazes de contê-las antes que elas se espalhem para outras regiões do país. 

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.