Covid: variante Delta já foi identificada em 111 países, diz OMS

A variante Delta do novo coronavírus já foi detectada em 111 países, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da OMS.  

A variante Delta do novo coronavírus já foi detectada em 111 países, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS).  

Identificada pela primeira vez na Índia, a Delta se tornou rapidamente dominante em grande parte do mundo. À medida que as economias da Europa e dos Estados Unidos que enfraqueceram com sucesso a ligação entre infecções e óbitos começaram a reabrir, alguns dos países mais pobres com baixas taxas de vacinação estão entrando na pior fase da pandemia.

Em um artigo publicado na revista científica Eurosurveillance, pesquisadores ligados à OMS e ao Imperial College London apontam que a variante Delta foi a que teve o maior aumento na taxa de reprodução em relação ao novo coronavírus original. Enquanto a alfa (B.1.1.7) teve aumento de 29% na transmissibilidade, os pesquisadores apontam que a Delta chegou a 97% de incremento em relação ao vírus original.

Leia também: Covid-19: Estados reduzem intervalo entre doses da AstraZeneca em ação contra a variante Delta

Covid: variante Delta já foi identificada em 111 países, diz OMS

Na África

Vinte e seis países africanos viram o número de casos confirmados de Covid-19 saltar cerca de 50% ou mais em junho em comparação com maio. Dezessete desses 26 países confirmaram casos da variante Delta, que impulsionou o aumento de óbitos da Índia.

A variante Delta, agora confirmada em 22 países africanos, se espalhou 225% mais rápido do que o vírus original. Cerca de 5.600 pessoas em toda a África vieram a óbito de Covid-19 na primeira semana de julho. Isso representa um aumento de 43% em relação à semana anterior. As taxas reais são provavelmente ainda mais altas, visto que muitos dos países afetados têm taxas de teste positivas próximas ou acima de 15%.

Nos Estados Unidos

A variante continua a se espalhar pelos Estados Unidos, já sendo responsável por 83% dos novos casos confirmados de Covid-19 no país, segundo o CDC, a agência de saúde americana. A porcentagem representa uma forte alta desde o começo do mês. Na primeira semana, a Delta foi responsável por metade dos casos sequenciados geneticamente.

A variante Delta do novo coronavírus já é considerada predominante em quatro países: Índia, Reino Unido, Israel, México e Bélgica.

No Brasil

No Brasil, foram identificados 110 casos da variante Delta (B.1.671.2) até essa segunda-feira (19/7), segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Entre esses pacientes, cinco evoluíram para a versão grave da Covid-19.

O número não representa o valor total e exato de infectados pela doença, uma vez que muitos pacientes que apresentaram o novo coronavírus, mesmo após a chegada da variante Delta, não tiveram as suas amostras analisadas em sequenciamento genético.

Até o momento, o Rio de Janeiro foi o estado com o maior número de casos detectados, com 83 infectados. Na segunda posição vem o estado do Paraná, com 13.

Em um artigo publicado no jornal O Globo nesta terça-feira (20/7), a pneumologista da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Margareth Dalcolmo, disse que o Brasil não está preparado para lidar com a variante Delta, em circulação em alguns estados do país.

Saiba mais: As infecções por variantes após a vacinação completa contra Covid-19

Segundo a pesquisadora, países como Estados Unidos e Inglaterra, que também já detectaram a presença da variante Delta, apresentaram aumentos significativos no número de novas infecções diárias pela Covid-19, o que pode ser um prenúncio do que irá acontecer no Brasil.

Conforme Margareth Dalcolmo, para suavizar o impacto da nova cepa, o país precisa retomar as medidas restritivas em concomitância com a manutenção da vacinação da população, principalmente a mais jovem.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades