CROI 2021: anticorpos monoclonais para Covid-19 – resultados do BLAZE-1

Um dos assuntos mais tratados no CROI desse ano são novas possibilidades terapêuticas para Covid-19, como o uso de anticorpos monoclonais.

Um dos assuntos mais tratados na Conference on Retoviruses and Opportunistic Infections (CROI) 2021 desse ano são novas possibilidades terapêuticas para Covid-19. O uso de anticorpos monoclonais está sendo extensivamente estudado para esse fim.

Dentre as apresentações orais da conferência, aconteceu a divulgação dos resultados interinos da fase 3 do estudo BLAZE-1, um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para avaliar o efeito do uso de bamlanivimab em conjunto com etesevimab para o tratamento de Covid-19 em pacientes ambulatoriais de alto rico.

médicos administrando anticorpos monoclonais para covid-19

Anticorpos monoclonais para Covid-19

O estudo incluiu adolescentes com idade igual ou superior a 12 anos e adultos com pelo menos um fator de risco para desenvolvimento de doença grave por Covid-19. Para inclusão, os participantes deviam apresentar sintomas leves a moderados de Covid-19 e ser incluídos em até três dias de um primeiro exame positivo para SARS-CoV-2.

Participantes alocados no braço da medicação receberam dose única de bamlanivimab associado a etesevimab por via intravenosa na dose de 2.800 mg cada em infusão de 1h.

Tanto etesevimab quanto bamlanivimab são anticorpos monoclonais desenvolvidos a partir de células B de pacientes que se recuperaram de Covid-19. Seu alvo principal é a porção RBD da proteína S, responsável pela interação com os receptores ECA2 das células humanas.

Os desfechos primários foram hospitalização por Covid-19 e mortalidade por todas as causas no D29 do estudo. Desfechos secundários incluíram avaliação de carga viral de SARS-CoV-2 e tempo para resolução dos sintomas.

Foram incluídos 517 participantes no grupo placebo e 518 no grupo de intervenção. Os grupos foram semelhantes em relação a características, como sexo, idade e IMC e negros e latinos tinham boa representação em ambos os braços.

Resultados

  • Baixa incidência de eventos adversos, incluindo eventos adversos graves, sem diferença entre os grupos.
  • Para os desfechos primários, foram reportados 36 eventos no grupo placebo vs. 11 no grupo de intervenção, o que representa uma taxa de 7% e 2,1%, respectivamente. Esses valores apresentam diferença estatística significativa e representam uma redução de 70% na mortalidade dos participantes que receberam os anticorpos monoclonais em comparação ao grupo placebo.
  • Analisando-se somente os dados de mortalidade por todas as causas, foram relatadas 10 mortes no grupo placebo – das quais 9 foram consideradas como relacionadas a COVID-19 – e nenhuma no grupo de intervenção, o que também alcançou significância estatística.
  • Os desfechos secundários de redução na carga viral e tempo para resolução de sintomas também favoreceram o grupo de intervenção, novamente com diferença estatística significativa.

Mensagens práticas

O uso combinado de bamlanivimab e etesevimab esteve associado com redução de mortalidade e hospitalização em pacientes ambulatoriais com Covid-19 considerados de alto risco para desenvolvimento de doença grave.

Confira outros destaques do CROI 2021:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.