Cruz Vermelha: por que devemos admirá-la?

A Cruz Vermelha surge em Genebra, em meados do século XIX, com a função de auxiliar combatentes feridos na guerra de maneira independente.

A Cruz Vermelha surge em Genebra, em meados do século XIX, com a função de auxiliar combatentes feridos na guerra de maneira independente, podendo prestar socorro a qualquer um dos lados. Ao longo do tempo, foi percebida a necessidade que atuassem também de maneira a garantir que as guerras não violassem direitos fundamentais do ser humano, sendo o principal órgão fomentador da Convenção de Genebra, em 1864. Ainda nesse ano, convenceu que os Estados utilizassem uma cruz vermelha com fundo branco, como símbolo internacional para serviços médicos, facilitando a busca por socorro e impedindo que hospitais de campanha fossem atacados de maneira inadvertida durante conflitos.

A Cruz Vermelha surge em Genebra, em meados do século XIX, com a função de auxiliar combatentes feridos na guerra de maneira independente.

A história da Cruz Vermelha

Ao longo da Primeira Guerra Mundial, ajudou a coordenar os serviços médicos dos exércitos em campo de batalha, atuou de maneira direta na assistência aos feridos e garantiu que os direitos humanos não fossem desrespeitados, sendo uma das principais articuladoras para que o gás de mostarda não fosse mais usado.

Com a diminuição dos conflitos armados, voltou parte de seus esforços em auxiliar nações que estejam passando por situações de calamidade causadas por surtos, epidemias e desastres naturais ou provocados pela ação do homem.

Em território nacional, a história da Cruz Vermelha confunde-se com a história do ensino formal da enfermagem no Brasil. As sedes do Rio de Janeiro e de São Paulo figuram entre as primeiras instituições que ofereciam cursos de enfermagem a população em geral. O curso tinha um perfil baseado no modelo militar e inicialmente era ministrado por médicos.

Com o advento da Escola de Enfermagem Dona Anna Nery (hoje pertencente à UFRJ) e o intercâmbio entre as duas escolas, o ensino da enfermagem na Escola da Cruz Vermelha começou a ganhar contornos mais científicos e, depois de trinta anos, começou a ser dirigido e ministrado por enfermeiros.

Hoje com múltiplas entidades de ajuda e socorro médico humanitário, a Cruz Vermelha perdeu parte de sua visibilidade e protagonismo no debate público, mas a importância dessa entidade para o início do debate e consolidação dos direitos humanos é incontestável.

Referências bibliográficas:

  • TELLES, Irmã M. Histórico da Escola de Enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira. Rev. Bras. de Enferm., Brasília, n.3, p.1 53- 1 59, abr.1963
  • MOTT, ML; Tsunechiro, MA. Os cursos de enfermagem da Cruz Vermelha Brasileiro e o início da enfermagem profissional no Brasil. Rev. Bras. Enferm., Brasília, v. 55, n. 5, p. 592-599, set.lout. 2002

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades