Cuidado paterno diminui em 33% a obesidade infantil

Crianças com índice de massa corporal (IMC) elevado são mais propensas a serem obesas quando adultas e desenvolverem condições crônicas relacionadas. Um novo artigo, publicado na revista Obesity, sugere que o envolvimento do pai na criação do filho pode diminuir em até 33% a obesidade infantil. Para o presente estudo, pesquisadores utilizaram dados Early Childhood …

Crianças com índice de massa corporal (IMC) elevado são mais propensas a serem obesas quando adultas e desenvolverem condições crônicas relacionadas. Um novo artigo, publicado na revista Obesity, sugere que o envolvimento do pai na criação do filho pode diminuir em até 33% a obesidade infantil.

Para o presente estudo, pesquisadores utilizaram dados Early Childhood Longitudinal Study–Birth Cohort, com 10.700 crianças, para realizar análises de regressão logística e avaliar a associação entre o envolvimento do pai com a educação da criança (cuidar e influenciar as decisões relacionadas) e as mudanças na obesidade infantil.

Crianças cujos pais estavam mais envolvidos em tarefas diárias como vestir, escovar os dentes e dar banho, tiveram uma probabilidade 33% menor de se tornarem obesas entre os 2 e os 4 anos (odds ratio [OR]: 0,67; p<0,05). Já em tarefas que envolveram atividades físicas (caminhar ou brincar ao ar livre), a redução foi de 30% ([OR]: 0,70).

Pelos resultados, os pesquisadores concluíram que o maior envolvimento paterno em alguns aspectos da prestação de cuidados pode estar associado a menores probabilidades de obesidade infantil.

Referências:

  • Wong, M. S., Jones-Smith, J. C., Colantuoni, E., Thorpe, R. J., Bleich, S. N. and Chan, K. S. (2017), The longitudinal association between early childhood obesity and fathers’ involvement in caregiving and decision-making. Obesity. doi:10.1002/oby.21902

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades