Cuidados de mãe canguru: quais são os efeitos a longo prazo?

Mãe Canguru é uma intervenção multifacetada para recém-nascidos prematuros. Novo estudo avaliou a persistência desses resultados na idade adulta.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O método Mãe Canguru é uma intervenção multifacetada para recém-nascidos prematuros e de baixo peso e seus pais. Os benefícios a curto e médio prazo sobre a sobrevivência, o neurodesenvolvimento, a amamentação e a qualidade da ligação mãe-filho já foram comprovados. Agora, um novo estudo avaliou a persistência desses resultados na idade adulta.

Entre 2012 e 2014, pesquisadores identificaram 264 dos 716 participantes do estudo original sobre os benefícios do método Mãe Canguru, com peso ≤1800 g ao nascimento. Eles foram comparados a um grupo de controle, quanto ao estado de saúde e ao funcionamento neurológico, cognitivo e social.

Os efeitos do método em 1 ano sobre o QI e o ambiente familiar ainda estavam presentes 20 anos mais tarde nos indivíduos mais frágeis, e os pais eram mais protetores, refletidos pela redução do absenteísmo escolar e redução da hiperatividade, agressividade, externalização e desvio de conduta. A neuroimagem mostrou maior volume do núcleo caudado esquerdo.

Dra. Ana Carolina Pomodoro, pediatra e colunista da PEBMED, fala mais sobre as conclusões do artigo:

“A legislação brasileira institui o Método Canguru como Política Nacional de Saúde, e o mesmo tem sido usado em nossas maternidades nas últimas décadas, o que auxilia no desenvolvimento adequado dos bebês que nasceram prematuros e de baixo peso. Conforme foi descrito no trabalho publicado por Charpak et al na Pediatrics, os benefícios encontrados com uso desse método incluem efeitos sociais e comportamentais significativos e duradouros.

O Ministério da Saúde enumera tais benefícios: Menor tempo de internação do bebê; Oxigenação adequada; Aumento da temperatura do corpo e estabilidade; Menos episódios de apneia durante o sono; Diminuição do choro; Aumento do aleitamento materno; Aumento do vínculo pai-mãe-bebê-família; Diminuição do tempo de separação pai-mãe-bebê-família; Melhor relacionamento família/equipe; Estimulação sensorial positiva; Diminuição de infecção hospitalar; Controle e alívio da dor; Acolhimento ao bebê e sua família; Respeito às individualidades; e Promoção do contato pele a pele precoce. As orientações a respeito do método podem ser acessadas aqui“, finaliza Dra. Ana.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades