Dacrioadenite bilateral crônica associada a covid-19 

Achados

Achados patológicos oculares após os efeitos iniciais da covid-19 são importantes para novos insights no tratamento dos pacientes. Um estudo publicado no JAMA Ophthalmology esse ano examinou a expressão de proteínas do SARS-CoV-2 e da ACE2 (enzima conversora de angiotensina 2) nas glândulas lacrimais de pacientes com covid-19 e sem.

Câncer ocular: qual a influência da pandemia por Covid-19 na evolução desses tumores? 

dacrioadenite

Metodologia

O estudo foi retrospectivo, caso controle. Um dos casos era de um mulher de 35 anos com testes positivos para SARS-CoV-2 com aumento da glândula lacrimal por seis meses. O outro de uma mulher de 43 anos sem covid-19 com dacrioadenite bilateral crônica que serviu como controle negativo

Foi realizada a histopatologia e imunohistoquímica das proteínas do nucleocapsídeo anti SARS CoV2 e ACE2 nas glândulas lacrimais. Os achados histopatológicos no paciente com covid-19 demonstraram infiltração celular inflamatória, folículos linfoides, formações de células germinativas na glândula lacrimal. A inflamação tinha predominantemente linfócitos e células do plasma com leucócitos polimorfonucleares, onde a glândula lacrimal já era atrófica. Alguns ductos da glândula continham material eosinofílico no lumen, indicando dano glandular.

Ouça agora: Achados oftalmológicos na Covid-19 [podcast]

A imunoreatividade a proteína do nucleocapsídeo foi notada nas células inflamatórias ao redor do epitélio do ducto da glândula lacrimal. Expressão forte de ACE2 foi vista na glândula lacrimal. No paciente sem covid-19 foi vista inflamação importante na glândula lacrimal, porém sem depósito de material eosinofílico nos lúmens ductais. Não foi observada imunoreatividade a proteínas do nucleocapsideo do SARS-CoV-2 mas houve alguma expressão de ACE2 nas glândulas. Nesse estudo a expressão marcada de ACE2 no caso com covid-19 indicou que a glândula lacrimal pode ser um órgão alvo do  SARS-CoV-2. 

Referências bibliográficas:

  • Kase S, Ishida S. COVID-19–Related Chronic Bilateral Dacryoadenitis: A Clinicopathological Study. JAMA Ophthalmol. Published online February 17, 2022. doi:10.1001/jamaophthalmol.2021.6364 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.