Leia mais:
Leia mais:
A associação covid-19 e diabetes mellitus gestacional aumenta o risco de desfechos desfavoráveis
Identificada em São Paulo subvariante inédita da covid-19
ATS 2022: Diretrizes para pesquisa de agentes virais não influenza em PAC
Doação de leite humano é impactada negativamente pela Covid-19, segundo estudo
Hepatite: Existe risco pós-vacina contra covid-19?

Dacrioadenite bilateral crônica associada a covid-19 

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Achados patológicos oculares após os efeitos iniciais da covid-19 são importantes para novos insights no tratamento dos pacientes. Um estudo publicado no JAMA Ophthalmology esse ano examinou a expressão de proteínas do SARS-CoV-2 e da ACE2 (enzima conversora de angiotensina 2) nas glândulas lacrimais de pacientes com covid-19 e sem.

Câncer ocular: qual a influência da pandemia por Covid-19 na evolução desses tumores? 

dacrioadenite

Metodologia

O estudo foi retrospectivo, caso controle. Um dos casos era de um mulher de 35 anos com testes positivos para SARS-CoV-2 com aumento da glândula lacrimal por seis meses. O outro de uma mulher de 43 anos sem covid-19 com dacrioadenite bilateral crônica que serviu como controle negativo

Foi realizada a histopatologia e imunohistoquímica das proteínas do nucleocapsídeo anti SARS CoV2 e ACE2 nas glândulas lacrimais. Os achados histopatológicos no paciente com covid-19 demonstraram infiltração celular inflamatória, folículos linfoides, formações de células germinativas na glândula lacrimal. A inflamação tinha predominantemente linfócitos e células do plasma com leucócitos polimorfonucleares, onde a glândula lacrimal já era atrófica. Alguns ductos da glândula continham material eosinofílico no lumen, indicando dano glandular.

Ouça agora: Achados oftalmológicos na Covid-19 [podcast]

A imunoreatividade a proteína do nucleocapsídeo foi notada nas células inflamatórias ao redor do epitélio do ducto da glândula lacrimal. Expressão forte de ACE2 foi vista na glândula lacrimal. No paciente sem covid-19 foi vista inflamação importante na glândula lacrimal, porém sem depósito de material eosinofílico nos lúmens ductais. Não foi observada imunoreatividade a proteínas do nucleocapsideo do SARS-CoV-2 mas houve alguma expressão de ACE2 nas glândulas. Nesse estudo a expressão marcada de ACE2 no caso com covid-19 indicou que a glândula lacrimal pode ser um órgão alvo do  SARS-CoV-2. 

Referências bibliográficas:

  • Kase S, Ishida S. COVID-19–Related Chronic Bilateral Dacryoadenitis: A Clinicopathological Study. JAMA Ophthalmol. Published online February 17, 2022. doi:10.1001/jamaophthalmol.2021.6364 
Autor(a):

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades
Referências bibliográficas:

    O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

    Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.