Deltacron: nova variante é monitorada por comunidade científica

A deltacron é uma variante híbrida do novo coronavírus composta por delta e ômicron e que está surgindo em diversos países da Europa.  

Nesta semana, a Gisaid, uma comunidade global de cientistas que compartilha informações sobre vírus, postou a primeira evidência sólida para uma nova variante, que foi divulgada pelo Instituto Pasteur, na França. Trata-se da deltacron, uma variante híbrida do novo coronavírus composta por delta e ômicron que está surgindo em diversos países da Europa.

O recombinante também foi encontrado nos Estados Unidos, de acordo com um novo relatório que será publicado em breve no site de pesquisa MedRxiv.

A Gisaid publicou em sua página que a variante foi identificada em diversas regiões da França e parece estar circulando desde o início do ano. Além disso, genomas com perfil semelhante também foram identificados na Dinamarca e na Holanda.

Cerca de 30 casos foram detectados no Reino Unido, de acordo com a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido (UKHSA). O jornal informou que os primeiros casos de transmissão comunitária da deltacron no Reino Unido devem ser confirmados ainda essa semana.

O médico Etienne Simon-Loriere, do Instituto Pasteur, alertou que pode haver vários vírus recombinantes diferentes formados a partir de Delta e ômicron.

“O que vemos na França e na Dinamarca/Holanda parecem super semelhantes e podem ser o mesmo recombinante que viajaram. Podemos precisar encontrar um nome diferente para indicar esses recombinantes ou começar a adicionar um número”, disse o especialista.

Aqui no Brasil, nesta terça-feira, o ministro da saúde, Marcelo Queiroga, confirmou a existência de dois casos de deltacron no Brasil, durante uma entrevista com a imprensa. Porém, ele voltou atrás no dia seguinte, alegando que os dois casos ainda estão em análise.

Segundo informações divulgadas pela pasta, um dos pacientes analisados é do sexo masculino tem 34 anos e, na ocasião, sentiu febre, tosse, dificuldade para respirar, dores de garganta e nas articulações, cefaleia, anosmia e ageusia. Ele está vacinado com esquema completo da vacina AstraZeneca.

Já a mídia local, afirmou que trata-se de um homem de 34 anos no estado do Amapá, e de uma mulher de 26 anos no estado do Pará.

deltacron

Devemos ficar preocupados?

A variante delta teve efeitos mais graves naqueles que a pegaram, enquanto a ômicron foi mais infecciosa. Isso poderia causar preocupação com uma cepa combinada de ambas.

Por outro lado, a nova cepa é extremamente rara. Apesar de ter sido encontrada pela primeira vez em janeiro, ainda não demonstrou capacidade de crescer exponencialmente.

E mais: os cientistas enfatizam que agora há imunidade substancial na população mundial contra ambas as variantes e não há motivos concretos para pensar que isso representará um perigo para as vacinas.

Leia também: Medicamentos contra a covid-19 estão aprovados no Brasil, mas fora do SUS

William Lee, diretor de ciências do Helix, um laboratório com sede na Califórnia que sequência amostras de Covid-19 para os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, disse ao jornal USA Today que “o fato de não haver muito disso, que mesmo os dois casos vimos foram diferentes, sugere que provavelmente não vai elevar a uma variante de nível de preocupação.”

Por enquanto, a deltacron não subiu ao nível de ser uma “variante de interesse” ou uma “variante de preocupação”, conforme definido pela OMS. No entanto, é preciso observar e seguir com experimentos para determinar as propriedades desse vírus.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades