Deltacron: uma nova variante do coronavírus ou erro de laboratório? 

Uma paciente foi diagnosticada com a possível nova variante do coronavírus, a deltacron. Ela é uma das 25 pessoas no mundo com o diagnóstico.

Um professor de ciências biológicas da Universidade do Chipre anunciou (8/1) uma possível convergência da assinatura genética da variante Ômicron do novo coronavírus, em genomas da variante Delta. 

Segundo Leondios Kostriki, a origem da suposta nova variante poderia ser um paciente contaminado pelas duas cepas, de forma simultânea. A partir da interação de ambas no organismo infectado, teria surgido a Deltacron. 

Em uma entrevista, o professor afirmou que atualmente existem coinfecções ômicron e delta, e que essa cepa pode ser uma combinação dessas duas. A partir da comunicação do pesquisador surgiram dúvidas se estaríamos mesmo diante de uma nova variante do vírus. 

O mais curioso é que alguns especialistas consideram que a Deltacron pode ser um erro causado pela contaminação das amostras em laboratório. 

Uma jornalista de 26 anos, moradora de Belo Horizonte, foi diagnosticada com a possível nova variante do vírus da Covid-19. A jovem é uma das 25 pessoas no mundo diagnosticadas com a nova cepa. 

Para voltar para o Brasil, a jornalista fez o teste e, devido à confirmação positiva, sua passagem foi adiada. A jovem começou a apresentar sintomas como febre, tosse e dor de garganta, e precisou ficar de quarentena. 

De acordo com informações veiculadas na imprensa, a brasileira já recebeu duas doses da vacina e passa bem.

Saiba mais: Covid-19: o que são e o que falta para termos autotestes disponíveis?

deltacron

O que se sabe sobre a Deltacron 

Como a cepa é nova e ainda precisa de confirmação oficial, pouco se sabe sobre qual seu potencial de transmissibilidade ou até mesmo sobre a gravidade causada pela variante. 

As descobertas vieram depois que as amostras foram processadas e passaram por diversos procedimentos de sequenciamento. Em um comunicado para a imprensa, os cientistas responsáveis negaram a existência de algum erro ou caso de contaminação no laboratório e defenderam a formação natural da nova cepa. 

Os sintomas da suposta nova variante seriam praticamente os mesmos das outras variantes e do próprio vírus da Covid-19, semelhantes ao da gripe e resfriado: cefaléia, febre, coriza, dor de garganta, espirro e tosse seca. 

O que diz a OMS 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta quinta-feira (13/1) que a informação que a Deltacron não seria a combinação conjunta das variantes Delta e Ômicron. 

“Na verdade, achamos que se trata do resultado da contaminação que aconteceu durante o processo de sequenciamento”, disse a líder técnica da Covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove, que complementou esclarecendo que é possível que um indivíduo seja infectado com diferentes variantes do novo coronavírus. 

A líder técnica da OMS também afirmou que houve exemplos de coinfecção, em que as pessoas foram infectadas com influenza e Covid-19 durante a pandemia.

Leia também: Ministério da Saúde reduz isolamento para sete dias em casos leves de Covid-19

“Houve uma revisão sistemática recente que analisou a prevalência dessa coinfecção por Covid-19 e influenza. Eles também verificaram se as pessoas tinham ou não doenças mais graves”, disse Maria Van Kerkhove, acrescentando que a revisão descobriu que a coinfecção não aumenta a gravidade da enfermidade.  

“Não vamos usar palavras como Deltacron, flurona ou flurone, por favor. Essas palavras implicam combinação de vírus/variantes e isso não está acontecendo”, tuitou a líder técnica da OMS.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades