Dengue: caso de transmissão sexual é confirmado na Espanha

Uma das grandes preocupações é o controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Porém, foi divulgada esta semana uma nova forma de transmissão: sexual.

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou 596,38 mil casos de dengue neste ano até o dia 10 de junho, com um número provável de casos de 1,127 milhão. Uma das grandes preocupações em termos de prevenção da dengue é o controle do vetor, o mosquito Aedes aegypti. Porém, foi divulgada pela mídia esta semana uma nova e preocupante forma de transmissão: sexual.

Uma matéria do Jornal El Pais relatou que o Hospital Ramón y Cajal, em Madri, diagnosticou a dengue em um jovem que contraiu a doença mantendo relações desprotegidas com outra pessoa que havia adquirido o vírus, durante uma viagem pelo Caribe. Esta é uma das primeiras infecções sexualmente confirmadas no mundo, pois existem apenas referências na literatura científica de outro caso semelhante na Coréia do Sul.

A contaminação dessa vítima em Madri foi confirmada no final de setembro e intrigou os cientistas, pois ele não havia viajado para um país onde a dengue é endêmica. Também não haviam, no local onde eles estavam, mosquitos que pudessem justificar a contaminação.

Curiosamente, seu companheiro havia apresentado os mesmos sintomas, cerca de dez dias antes e havia viajado para Cuba. Segundo os testes, ambos tinham dengue. Além disso, uma análise das amostras dos dois revelou que era o mesmo tipo de vírus que circula em Cuba.

Veja também: Arboviroses: top 3 novidades de 2019

Esta descoberta evidencia um novo modo de transmissão do vírus, o que pode ter um impacto importante, pois levanta alguns questionamentos. Será que em regiões endêmicas teríamos também casos de transmissão sexual? Seria o Aedes aegypti menos culpado do que sempre imaginamos? Aguardamos novos estudos com esclarecimentos.

Receba todas as novidades em Medicina! Inscreva-se em nossa newsletter!

Referência bibliográfica:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Tags