Dengue: pacientes cardiopatas devem ter ainda mais atenção

Com a chegada do verão e a epidemia recorde de dengue nas Américas, é fundamental alertar a população sobre a importância de adoção de medidas preventivas.

Com a chegada do verão e a epidemia recorde de dengue nas Américas, é fundamental alertar a população sobre a importância de adoção de medidas preventivas eficazes contra a enfermidade, conforme um recente comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

Em razão deste aviso da entidade internacional, a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) enfatiza a relevância dos cuidados preventivos mais eficazes para os pacientes cardiopatas, cujo quadro pode agravar-se, caso contraiam a dengue.

“O risco maior refere-se aos portadores de doenças coronarianas, fibrilação atrial e próteses valvares, tratadas com o ácido acetilsalicílico, de outros antiagregantes e anticoagulantes”, explica o presidente da Socesp, José Francisco Kerr Saraiva.

É fundamental alertar a população que todos os medicamentos citados acima são contraindicados em casos de dengue, pois ampliam o risco de hemorragias potencialmente presentes nesta enfermidade. Desta maneira, a combinação da dengue com esses remédios eleva de maneira expressiva a possibilidade de sangramentos.

Em caso de confirmação da enfermidade, o médico infectologista deverá trabalhar em conjunto com o cardiologista, buscando a melhor opção de tratamento para cada paciente.

A indicação do ácido acetilsalicílico para o controle de algumas doenças cardiovasculares tem o propósito de afinar o sangue, evitando assim a formação de coágulos.

A recomendação do Ministério da Saúde em casos de dengue é de suspender o uso de medicamentos com essas substâncias, que agravam o potencial de hemorragias da moléstia.

“Por isso, é muito importante alertar a população sobre esses riscos e a necessidade de buscar ajuda médica imediata, para que se equilibre o paciente cardíaco durante o acometimento da dengue”, ressalta o presidente da Socesp.

Quer receber as principais novidades em Cardiologia? Participe do nosso grupo do Whatsapp!

Dengue nas Américas

A dengue nas Américas atingiu o maior número de casos já registrados, com mais de 2,7 milhões, incluindo 22.127 graves e 1.206 óbitos notificados até o final de outubro deste ano, conforme nova atualização epidemiológica da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

A maior epidemia anterior havia ocorrido em 2015. Os 2.733.635 casos de 2019 são 13% superiores aos ocorridos naquele ano. Porém, a taxa de letalidade foi 26% menor este ano em comparação com 2015.

O Brasil teve o maior contingente de casos em números absolutos, com 2.070.170 notificações. Nesse critério, o Brasil é o quinto com a maior taxa de incidência nas Américas, com 711,2 casos por 100 mil habitantes.

Devido à epidemia, a OPAS recomenda que as autoridades médicas e os governantes fortaleçam a vigilância de doenças, assim como o controle do Aedes aegypti, envolvendo comunidades em atividades de prevenção e controle.

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.