O Portal PEBMED é destinado para médicos e demais profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.
Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.
Uma denúncia apurada pelo Fantástico mostrou dois médicos brasileiros vendendo programas de tratamento e cura para diabetes e AIDS. A reportagem mostrou, mais uma vez, os perigos envolvidos em buscar informações médicas na Internet.
Um dos médicos apresentados na reportagem vendia um pacote de vídeo-aulas pela Internet, com um treinamento focado na alimentação como cura para a diabetes. Entre as orientações, estava o consumo excessivo de ovo (até 7 por dia) e a suspensão de todos os alimentos com trigo.
O outro caso apresentado foi de um médico que prometia a cura da AIDS, através do consumo da planta Mutamba.
Em ambos os casos, os pacientes tiveram danos ainda maiores, pois interromperam a medicação para tentar o novo “tratamento”. Esse é mais um exemplo de como as informações encontradas na Internet podem ser prejudiciais para o paciente.
O que fazer diante dessa situação?
Ao sentir dores em alguma região do corpo, a maioria das pessoas acessa a Internet para buscar informações, antes de procurar um médico. É inevitável que seu paciente recorra à web, por isso, você deve ser pró-ativo em recomendar os seguintes cuidados aos seus pacientes:
– Sempre pergunte ao seu paciente sobre suas preocupações e expectativas, para que você possa orientá-lo corretamente;
– Compartilhe com ele os perigos de informações não confiáveis na Internet;
– Mostre-se disponível para ajudá-lo em caso de dúvidas (deixe um telefone de contato ou e-mail).
Seu comentário será analisado e publicado em breve, se estiver em conformidade com os nossos Termos de Uso.