Dependência digital pode agravar sintomas de outras doenças

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Falar do uso consciente da tecnologia pode parecer bobagem, mas não é. A dependência digital vem afetando muitas pessoas em todo o mundo, e se tornando cada vez mais grave. Segundo o Instituo Delete, do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cerca de 500 pessoas foram diagnosticadas com a dependência nos últimos três anos. São quase 20 pessoas atendidas por semana na unidade (que funciona às sextas-feiras, apenas na parte da manhã), sendo boa parte encaminhada para hospitais com problemas de saúde agravados pelo uso compulsivo do smartphone, e alguns precisando até de internação.

Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração e irritabilidade são alguns dos sintomas de dependência tecnológica. Mas uma série de outras doenças, como ortopédicas, psicológicas, de visão e outras, pode ser desencadeada e agravada devido ao uso errado dos dispositivos. Como uma tendinite que chega à necessidade de engessar; um “text neck”, que causa dores na cabeça, no pescoço e na coluna; ou uma ansiedade acentuada, impedindo a pessoa de dormir por esperar chegar notificações no dispositivo.

Veja também: ‘Saúde de crianças e adolescentes na era digital: o que o médico precisa saber’

A primeira orientação para os pacientes mais graves é procurar o médico especialista na doença que se manifestou, e depois tratar a dependência, por meio de uma desintoxicação digital (processo mais conhecido como “detox digital”), de acordo com o Instituto Delete, único especializado na área na América Latina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Segundo o Instituto Flurry Analytics, é considerado vício quando a pessoa usa a tecnologia mais de 60 vezes por dia; e entre 2014 e 2015, o número de usuários viciados aumentou cerca de 60%, chegando a 280 milhões de pessoas. São usuários que estão conectados praticamente o dia (e a noite) inteiro, principalmente por meio do aparelho móvel, seja para jogar, conferir e-mails ou mensagens, verificar as redes sociais, etc.; em horários de lazer ou até mesmo no trabalho.

É necessário atentar para o uso desenfreado da internet e suas tecnologias e alertar todos os pacientes, desde crianças a adultos. Muitos problemas podem ser evitados se tomados os devidos cuidados.

Referência:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar