Dependência digital pode agravar sintomas de outras doenças

Falar do uso consciente da tecnologia pode parecer bobagem, mas não é. A dependência tecnológica vem afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Falar do uso consciente da tecnologia pode parecer bobagem, mas não é. A dependência digital vem afetando muitas pessoas em todo o mundo, e se tornando cada vez mais grave. Segundo o Instituo Delete, do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cerca de 500 pessoas foram diagnosticadas com a dependência nos últimos três anos. São quase 20 pessoas atendidas por semana na unidade (que funciona às sextas-feiras, apenas na parte da manhã), sendo boa parte encaminhada para hospitais com problemas de saúde agravados pelo uso compulsivo do smartphone, e alguns precisando até de internação.

Cansaço, sono durante o dia, falta de concentração e irritabilidade são alguns dos sintomas de dependência tecnológica. Mas uma série de outras doenças, como ortopédicas, psicológicas, de visão e outras, pode ser desencadeada e agravada devido ao uso errado dos dispositivos. Como uma tendinite que chega à necessidade de engessar; um “text neck”, que causa dores na cabeça, no pescoço e na coluna; ou uma ansiedade acentuada, impedindo a pessoa de dormir por esperar chegar notificações no dispositivo.

Veja também: ‘Saúde de crianças e adolescentes na era digital: o que o médico precisa saber’

A primeira orientação para os pacientes mais graves é procurar o médico especialista na doença que se manifestou, e depois tratar a dependência, por meio de uma desintoxicação digital (processo mais conhecido como “detox digital”), de acordo com o Instituto Delete, único especializado na área na América Latina.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Segundo o Instituto Flurry Analytics, é considerado vício quando a pessoa usa a tecnologia mais de 60 vezes por dia; e entre 2014 e 2015, o número de usuários viciados aumentou cerca de 60%, chegando a 280 milhões de pessoas. São usuários que estão conectados praticamente o dia (e a noite) inteiro, principalmente por meio do aparelho móvel, seja para jogar, conferir e-mails ou mensagens, verificar as redes sociais, etc.; em horários de lazer ou até mesmo no trabalho.

É necessário atentar para o uso desenfreado da internet e suas tecnologias e alertar todos os pacientes, desde crianças a adultos. Muitos problemas podem ser evitados se tomados os devidos cuidados.

Referência:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades