Depressão: novo medicamento intranasal é aprovado

A (FDA) aprovou o spray nasal Spravato (esketamine) para o tratamento da depressão em adultos que já experimentaram outros medicamentos antidepressivos.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Em maio de 2018, publicamos em nosso portal PEBMED uma reportagem a respeito de uma droga que se mostrava promissora para tratamento de depressão resistente, a escetamina (s-enantiômero da ketamina) intranasal. Esta semana, a Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou o spray nasal Spravato (esketamine), em conjunto com um antidepressivo oral, para o tratamento da depressão em adultos que já experimentaram outros medicamentos antidepressivos, mas não se beneficiaram deles. Não há previsão de chegada da medicação ao Brasil.

O medicamento foi aprovado, porém seu uso requer cuidados devido ao risco de sérios efeitos adversos resultantes da sedação e dissociação, além do potencial de abuso e uso indevido da droga. Por isso o fármaco só está disponível através de um sistema de distribuição restrito, sob uma Estratégia de Avaliação e Mitigação de Risco (REMS). Neste contexto, deve ser administrado em um consultório médico certificado, no qual o prestador de cuidados de saúde possa monitorar o paciente, por pelo menos duas horas após receber o Spravato.

spray nasal

Como funciona a administração do  Spravato com esta estratégia?

O REMS exige que o prescritor e o paciente assinem um Formulário de Inscrição do Paciente, que declara que o paciente entende que deve tomar providências para sair do consultório em segurança e que não deve dirigir no dia em que usar a medicação. Além disso, o Spravato deve receber um Guia de Medicação do paciente que descreve os usos e riscos do medicamento.

O paciente autoadministra Spravato nasal, sob a supervisão e orientação de um profissional de saúde em um consultório médico ou clínica, e o spray não pode ser levado para casa. Durante e após cada uso, o profissional de saúde examinará o paciente e determinará quando o paciente está pronto para sair.

Quais as evidêncais científicas a respeito do Spravato?

A eficácia do Spravato foi avaliada em três ensaios clínicos de curta duração (quatro semanas) e um ensaio de manutenção do efeito a longo prazo. Nos três estudos de curto prazo, os pacientes foram randomizados para receber Spravato ou um spray nasal com placebo.

Tendo em vista a gravidade da depressão resistente, todos os pacientes nesses estudos iniciaram um novo antidepressivo oral no momento da randomização, que continuou durante os testes. A principal medida de eficácia foi a mudança da linha de base em uma escala usada para avaliar a gravidade dos sintomas depressivos.

Nos resultados de um estudos de curto prazo, o spray nasal Spravato demonstrou um efeito estatisticamente significativo em comparação com o placebo na gravidade da depressão, e algum efeito foi observado em dois dias. Os outros dois testes de curto prazo não atenderam aos testes estatísticos pré-especificados para demonstrar a eficácia.

No teste de manutenção do efeito a longo prazo, os pacientes em remissão estável ou com resposta estável que continuaram o tratamento com Spravato e um antidepressivo oral apresentaram um tempo estatisticamente mais longo para recidiva dos sintomas depressivos do que os pacientes com spray nasal placebo mais um antidepressivo oral.

É médico ou enfermeiro e também quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags