Depressão resistente: o que fazer quando o convencional não funciona?

A depressão resistente é um grande desafio, pois necessita de intervenções que contribuam para uma reposta clínica mais consistente e segura. O que fazer nesses casos? Descubra:

A depressão resistente ao tratamento continua um grande desafio para os psiquiatras, pois necessita de intervenções que contribuam para uma reposta clínica mais consistente e segura aos pacientes que preenchem esse critério do transtorno.

É bem reconhecido que aproximadamente 50% dos pacientes portadores de depressão não respondem à primeira escolha terapêutica com dose e tempo de utilização satisfatórios. Além do mais, 60 a 70% não alcançam remissão completa. Por sua vez, a manutenção de sintomas residuais tem sido acompanhada de severo prejuízo do funcionamento global e pior prognóstico. A remissão completa deve ser o objetivo terapêutico.

depressão

Depressão resistente

Definir depressão resistente não é tão simples. Não há uma posição firme quanto ao que significa resistência terapêutica, principalmente com base na falta de dados seguros quanto à dose ideal dos medicamentos e duração do tratamento, que se correlacionem com resistência.

De um modo geral, para facilitar a compreensão do clínico, resistência ao tratamento antidepressivo pode ser definida de forma abrangente como falta de resposta clínica a dois ensaios terapêuticos de classes diferentes, tendo sido alcançados de forma adequada o tempo de uso e a dose máxima tolerada dos fármacos.

Alguns fatores indicam maior probabilidade de haver resistência:

  • História familiar de transtorno depressivo
  • Surgimento da depressão em idade precoce
  • Presença de comorbidades como abuso de substâncias ou transtornos de ansiedade
  • Transtorno de Personalidade superposto
  • Fatores intrínsecos de resposta aos fármacos antidepressivos
  • Estressores psicossociais
  • Sintomas psicóticos associados
  • Doença clínica subjacente não detectada (hiper ou hipotireoidismo, anemia, drogas, etc.)

Quais são as estratégias de intervenção em depressão resistente?

Trocar o antidepressivo

Trocar o medicamento utilizado por outro da mesma classe ou distinta pode ser uma boa estratégia. Por exemplo, se o paciente toma um Inibidor Seletivo da Recaptação de Serotonina (ISRS) como a fluoxetina (20 a 80 mg ao dia) é possível que ele se beneficie caso a medicação seja substituída por Citalopram (20 a 40 mg ao dia) ou Escitalopram (10 a 20 mg ao dia) que são antidepressivos com mecanismo de ação similar.

Outra estratégia é trocar para um antidepressivo de outra classe como um Inibidor Seletivo da Recaptura de Serotonina e Noradrenalina (ISRSN) a fim de atingir dupla ação antidepressiva. Nesse caso, por exemplo, a venlafaxina (75 a 450 mg ao dia), a duloxetina (30 a 90 mg ao dia), o milnaciprano (100 mg ao dia fracionados em duas vezes para pacientes com função renal normal). Ressaltamos que a duloxetina e o milnaciprano têm ação sobre a dor em pacientes portadores de fibromialgia e outras patologias que envolvem dor crônica sendo uma opção atrativa na presença dessas manifestações.

Leia maisDepressão aumenta o risco de TVP/TEP; saiba como

Embora menos utilizados na prática clínica atual devido os efeitos colaterais mais acentuados e desagradáveis, principalmente em idosos (sonolência, ganho de peso, boca seca, constipação, taquicardia, hipotensão postural com risco de queda, dentre outros), e o surgimento de fármacos mais seguros na atualidade, os antidepressivos tricíclicos têm excelente efeito terapêutico e devem ser considerados como uma opção a ser tentada em depressões resistentes, seja de maneira isolada ou em associação com outras drogas.

Amitriptilina (50 a 250 mg ao dia); clomipramina (50 a 250 mg ao dia); nortriptilina (50 a 200 mg ao dia); imipramina (50 a 250 mg ao dia) são alguns integrantes dessa classe. A nortriptilina é mais segura em idosos. A amitriptilina tem um papel importante quando a insônia está presente. A Clomipramina está particularmente indicada na presença de comorbidades como os Transtornos de Ansiedade pela sua ação concomitante serotoninérgica.

Qual é o melhor antidepressivo para adultos? Estudo compara 21 fármacos

Combinar antidepressivos

Estudos mostram que a associação de antidepressivos de classe diferente pode produzir eficácia terapêutica. Os dados mais consistentes são com a associação entre ISRSN (por exemplo, venlafaxina 75 mg a 450 mg ao dia) e mirtazapina (15 a 45 mg ao dia) ou ISRS (fluoxetina 20 a 80 mg ao dia; paroxetina 20 a 60 mg ao dia; escitalopram 10 a 20 mg ao dia) e bupropiona (150 mg 12/12 horas).

Potencializar o antidepressivo que está sendo utilizado

Vários medicamentos quando usados em associação com antidepressivos potencializam a ação destes gerando remissão de sintomas do humor. Hormônio antitireoidiano (T3), lítio, buspirona, carbamazepina, lamotrigina, pramipexol, antipsicóticos atípicos (olanzapina, quetiapina, aripiprazol, risperidona) são opções bem definidas.
Na prática, o que os dados mostram é que há benefícios evidentes na associação de antidepressivo + lítio mantendo este em um nível sérico em torno de 0,8 a 1,2 mEq/L ou antidepressivo + antipsicótico atípico.

Particularmente, a associação com antipsicótico atípico tem sido amplamente empregada com sucesso. Olanzapina (5 a 20 mg ao dia), quetiapina (50 a 300 mg ao dia), risperidona (2 a 8 mg ao dia) e aripiprazol (5 a 30 mg ao dia) mostram-se eficazes quando associados a antidepressivos. Lembre-se que estes medicamentos não são isentos de efeitos colaterais e estes precisam ser observados, sobretudo, quanto à olanzapina, quetiapina em doses mais altas e risperidona no que diz respeito ao ganho de peso e resistência à insulina, sendo um agravante em pacientes obesos e diabéticos.

Uso de Inibidores da Monoaminooxidase (IMAO)

Um outro aspecto importante é o receio por parte dos clínicos em utilizar Inibidores da Monoaminooxidase (tranilcipromina e moclobemida) pela necessidade de restringir certos alimentos e medicamentos e o potencial efeito colateral da crise hipertensiva com cefaleia, palpitação, dor torácica, sudorese intensa e febre, náuseas e vômitos, podendo culminar com hemorragia intracraniana se não forem respeitados os critérios de restrição dietética e medicamentosa com o uso da tranilcipromina.

Todavia, mediante esse cuidado, são medicamentos seguros e eficazes, sendo preferenciais na depressão atípica cujos sintomas de alerta são: agitação psicomotora, ganho de peso, aumento do apetite, disforia, labilidade emocional, baixa tolerância à frustração, características de perfeccionismo e necessidade de alto desempenho. Os mais empregados são a tranilcipromina (10 a 60 mg ao dia fracionados em duas vezes) e a moclobemida (300 a 600 mg ao dia fracionados em duas vezes).

Psicoterapia

A utilização de métodos psicoterápicos em associação a psicofármacos pode incrementar as chances de remissão clínica da depressão. A Terapia Cognitivo-Comportamental centrada no empirismo colaborativo, focada no aqui e agora, na reestruturação das distorções cognitivas, na mudança comportamental, na aquisição de domínios e habilidades sociais e na resolução de problemas exerce alto impacto sobre o humor e deve ser apontada como medida adicional para tratar depressões cujos sintomas não respondem suficientemente aos psicofármacos.

Eletroconvulsoterapia

A eletroconvulsoterapia (ECT) surgiu antes do aparecimento de medicamentos na década de 50 e foi o tratamento empregado para a esquizofrenia e a depressão. Tendo inicialmente pertencido a um cenário catastrófico repleto de tabus e interpretações assustadoras, é considerada atualmente um tratamento eficaz para diversos transtornos psiquiátricos e torna-se uma opção segura com mínimos efeitos colaterais.

Em caso de depressões resistentes com grave prejuízo do funcionamento individual, sintomas marcantes como ideação suicida e a presença de delírios, a ECT pode ser uma indicação promissora. Sua realização em âmbito hospitalar se reserva a profissionais habilitados na prática do método e à constituição de equipe multidisciplinar atuante.

Referências:

  • Sarin, Luciana Maria et al. J Bras Psiquiatr 2009, 88(2): 73-78
  • Santos, Milena Antunes et al. J Bras Psiquiat 2006, 55(3): 232-242
  • Carvalho, André Férrer et al. TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS RESISTENTES A TRATAMENTO: Depressão Resistente a Tratamento, Ed. Artmed 2015 pg 19-37
  • Perizzolo, Juliana et al. R. Psiquiatr. RS, 25′(2): 327-334, mai./ago. 2003

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags