Depressão x Doença Coronariana: existe nexo causal?

A depressão maior está presente em cerca de 10% da população mundial. Essa prevalência é ainda mais presente em quem sofre de doença arterial coronariana. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Condição de alta prevalência mundial, a depressão maior está presente em cerca de 10% da população mundial, e continua crescendo. Essa prevalência é notadamente ainda presente na população que sofre de doença arterial coronariana (DAC), chegando a 15-30% nestes, e ainda expressamente maior nesse grupo em se tratando do sexo feminino.

Depressão Maior é diagnosticada pelo DSM-V a partir da presença de humor rebaixado e/ou anedonia durante 2 semanas, associados a sintomas cognitivos ou somáticos menores. Algumas dessas alterações exibem relação com alto RCV, como sedentarismo e tabagismo; porém não explicam totalmente a associação. Ademais, pacientes depressivos com DAC apresentam capacidade funcional restrita, má aderência ao tratamento medicamentoso e baixa adesão à reabilitação cardiovascular. Com isso, modelos estatísticos atuais classificam a depressão como um fator de risco independente para DAC.

depressão

Mecanismos

Depressão está associada a piora da qualidade de vida, de forma mais notável do que sintomas cardíacos propriamente ditos e limitantes (como dispneia, angina, etc). Pacientes deprimidos também apresentam maior frequência de dor anginosa e equivalentes, bem como fibrilação atrial – inclusive refratária ou recidivante à cardioversão.

Os mecanismos ainda não são muito bem estabelecidos, porém estudos mostram algumas associações importantes, tais como mudanças em neurobiologia modificando a função e estrutura cardíacas, bem como desregulação das vias de resposta ao estresse em pacientes deprimidos.

Leia maisDoença arterial coronariana: app ajuda na adesão ao tratamento

Exposições recorrentes ao estresse estão também associadas à disfunção neuroquímica, desequilibrando as vias de norepinefrina, serotonina e dopamina, o que por sua vez pode influenciar no humor e no risco cardiovascular. Além disso, já foi documentada em laboratório a relação entre exposição ao estresse e indução de isquemia miocárdica.

Além disso, a depressão também constitui fator de risco cardiovascular por ser causadora de disfunção autonômica, estado inflamatório, disfunção endotelial, ativação plaquetária e mantenedora de maus hábitos de saúde, exibindo estrita relação com aumento de tabagismo, descontrole dietético e obesidade, bem como sedentarismo.

Como manejar estes pacientes?

Já são bem descritos os diversos benefícios da terapia e suas modalidades no tratamento de depressão. Ganham mais destaque no tratamento dessa entidade no cardiopata ao conseguir alcançar resultados inicialmente sem usufruir de drogas e seus possíveis efeitos adversos, em pacientes com arsenal farmacológico já extenso. Porém, não podemos deixar de elucidar o grande impacto do tratamento farmacológico, especialmente em pacientes com depressão moderada a severa.

Os tricíclicos, apesar de constituírem a primeira classe de tratamento em depressão maior, devem ser evitados em portadores de DAC, devido à relação com aumento dos intervalos PR, QT e duração do QRS, bem como associação com arritmias ventriculares malignas, especialmente durante retirada abrupta.

Inibidores da receptação de serotonina, por outro lado, são a primeira linha para os cardiopatas, por causarem substancialmente menos efeitos anticolinérgicos e cardíacos. Por fim, inibidores duplos, como a venlafaxina, são discretamente mais eficazes, entretanto às custas de mais efeitos colaterais do que os inibidores simples.

Conclusão

Depressão associada a síndromes coronarianas exibe relação com maiores taxas de morbimortalidade, especialmente quando o diagnóstico é realizado em vigência do evento agudo coronariano. Porém, é importante ressaltar que, sob tratamento adequado, estes pacientes exibem índices de mortalidade semelhantes a pacientes sem o diagnóstico depressivo, fator que fala fortemente a favor do acompanhamento psiquiátrico nestes pacientes.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

  • Depression and coronary heart diseasde: 2018 ESC position paper of the working group of coronary pathophysiology and microcirculation developed under the áuspices of the ESC Commitee for Practice Guidelines.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades