Dermatite atópica: você orienta seu paciente adequadamente?

A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória, pruriginosa, crônica e não contagiosa. Saiba mais sobre o manejo no Portal PEBMED.

A dermatite atópica é uma doença cutânea inflamatória, pruriginosa, crônica e não contagiosa. Ela costuma ocorrer em famílias onde há outras pessoas com atopia, rinite alérgica, asma, rinoconjuntivite, alergia alimentar ou com a própria dermatite atópica. Ela afeta até 20% das crianças e 2-8% dos adultos em vários países do mundo.  Costuma começar na infância e alguns casos se mantêm ou, até mesmo, surgem na vida adulta. A maioria dos casos são leves, sendo apenas em torno de 10% os casos graves.

Após o diagnóstico muitas vezes o profissional de saúde foca seu atendimento na prescrição de medicamentos, mas esquece do principal: gastar o maior tempo possível da consulta educando o paciente e seus familiares, de forma clara, sobre a cronicidade da doença e sobre as principais “boas práticas” de cuidado para o dia a dia. Esses pontos são cruciais para aumentar a qualidade de vida, diminuir o prurido e o surgimento de novas lesões e aumentar o período de remissão da doença. O tempo dedicado a essas considerações é fundamental para a evolução do quadro clínico e pode ser considerada a terapia mais eficaz para a dermatite atópica!

dermatite

Seguem abaixo algumas dessas considerações a serem destacadas:  

  • A doença é crônica, não existe tratamento curativo, mas existe controle e alívio, até mesmo total, das lesões e da coceira;
  • A doença não é contagiosa;
  • Preferir uso de roupas, calcinhas e cuecas de algodão e bem ventiladas. Evitar roupas de tecido sintético e apertadas;
  • Evitar alérgenos respiratórios, alimentares ou de contato que comprovadamente provocam novas crises no paciente;
  • Banhos de curta duração (< cinco minutos), com água morna para fria e usando sabonetes syndet ou em solução aquosa. Usar óleo de banho nos últimos dois minutos do banho;
  • Pode-se adicionar hipoclorito de sódio à água do banho, o que reduz a necessidade do uso de corticoides e antibióticos na dermatite atópica;
  • Usar hidratante emoliente sem fragância pelo menos duas vezes ao dia no corpo e de uso regular: protege a barreira cutânea e trata a pele seca, o sinal mais característico da dermatite atópica;
  • Uma das aplicações do hidratante deve ser feita imediatamente após o banho, com o corpo ainda levemente úmido, após secagem delicada com toalha macia.

Gostaríamos de convidá-los para a sua primeira edição com o curso online “Step-by-Step Dermatologia”.

O curso será focado em ajudar no dia a dia de ambulatório dos residentes e pós graduandos de dermatologia brasileiros.

A programação do curso foi montada com grandes referências nacionais que abordarão os principais temas da dermatologia. Serão 30 horas de aulas on-line ao vivo que ficarão disponíveis no site até três meses após o término do curso e ocorrerá nos primeiros sábados do meses de abril a agosto.

Para mais informações sobre o curso, acesse:
https://learning.dioscope.com.br/course/sbsdermabr

Também estamos disponíveis por e-mail!

Teremos desconto de 50% para os primeiros 100 inscritos

Nos vemos lá!

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Wollenberg A, Barbarot S, Bieber T, et al. Consensus-based European guidelines for treatmentof atopic eczema (atopic dermatitis) in adults and children: part I. J Eur Acad Dermatol Venereol. 2018; 32(5): 657-682.  
  • Sidbury R, Kodama S. Atopic dermatitis guidelines: Diagnosis, systemic therapy, and adjunctive care. Clin Dermatol. 2018; 36(5): 648-652. 
  • Eichenfield LF, Tom WL, Chamlin SL, et al. Guidelines of care for the management of atopic dermatitis: section 1. Diagnosis and assessment of atopic dermatitis. J Am Acad Dermatol. 2014; 70(2): 338-51. 

Especialidades