Manejo do derrame pleural benigno e maligno

O derrame pleural caracteriza-se como o acúmulo de líquido no espaço entre a membrana que recobre o órgão respiratório e a parede torácica.

As doenças infecciosas e oncológicas são, atualmente, a principal causa de derrame pleural (DP) na prática clínica. Reconhecer o diagnóstico e a etiologia do DP é fundamental para manejar a causa básica e evitar recorrências e tratamentos inadequados. A evolução dos meios diagnósticos como a tomografia de tórax (TC) e o ultrassom torácico permitem uma avaliação adequada assim como o início da propedêutica do DP: a toracocentese diagnóstica para DP novos e puncionáveis.

Leia também: Manifestações pleuropulmonares da artrite reumatoide (AR)

O objetivo desta revisão é estabelecer o que há de novo no manejo de derrames pleurais recidivantes.

Manejo do derrame pleural benigno e maligno

Avanços no derrame pleural de origem infecciosa

A infecção pleural ocorre mais comumente como infecção secundária no contexto de infecções graves ou pneumonias subtratadas. Entretanto, recentemente e cada vez mais, a infecção pleural primária está sendo reconhecida sem evidências de infecção parenquimatosa (até 30% em dados não publicados), possivelmente devido a avanços na imagem e tomografia computadorizada.

O impacto da doença, ou seja, das infecções que cursam com DP, nos sistemas de saúde é considerável, visto uma média de internação de 10 a 12 dias e uma mortalidade de 10 a 20% ao longo de 1 ano.

Entre os biomarcadores disponíveis para avaliação do paciente com DP, o pH do líquido pleural (LP) abaixo de 7,2 e a glicose abaixo de 60 mg/dL possuem a maior especificidade para a indicação de drenagem torácica. A dosagem de procalcitonina no LP e sérica não demonstrou melhores desfechos clínicos no seguimento do DP. A antibioticoterapia deve ser guiada pela flora local com material coletado para cultura, e o tempo preconizado para tratamento é de cerca de quatro semanas.

A drenagem de tórax pode ser realizada com drenos maiores ou de menor calibre, sem prejuízo no tratamento. Tratamentos com enzimas intrapleurais que atuam na redução de septações e facilitação da resolução do DP têm ganhado espaço recentemente.

Avanços no manejo do derrame pleural maligno

O derrame pleural maligno (DPM) é uma manifestação comum que afeta milhares de pessoas na Europa e nos EUA, sendo mais frequente em pacientes que apresentam história de linfoma, neoplasia de pulmão e mama. A imagem torácica é geralmente o primeiro passo que leva à suspeita de malignidade pleural, sendo o ultrassom útil na marcação do local de toracocentese e segurança no procedimento.

A TC com contraste é capaz de identificar características sugestivas de malignidade pleural, como espessamento (por exemplo, pleural parietal circunferencial ou mediastinal, com espessamento > 1 cm) e nódulos pleurais.

Um escore de TC proposto para distinguir derrames malignos de benignos com sensibilidade e especificidade de 88% e 94%, respectivamente, inclui itens como lesões pleurais, nódulo pulmonar, metástases, massa abdominal e ausência de cardiomegalia, derrames pericárdicos e loculações pleurais. Apesar dos novos avanços no tratamento do câncer, as opções de manejo do DPM permanecem paliativas e visam principalmente melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Toracocenteses repetitivas são recomendadas apenas quando a expectativa de vida é curta (< 1 mês), devido à alta taxa de recorrência.

A pleurodese com talco é o meio mais recomendado para manejo do DP recidivante quando o paciente possui uma expectativa de vida mais prolongada. Como a citologia do líquido pleural ainda falha no diagnóstico do câncer, as biópsias de pleura apresentam papel importante no diagnóstico e estadiamento dos pacientes.

Saiba mais: Pneumonia adquirida na comunidade grave

Mensagens práticas 

  • O derrame pleural é considerado uma manifestação de inúmeras doenças como as doenças infecciosas, doenças sistêmicas como a insuficiência cardíaca e doenças neoplásicas;
  • Métodos de imagem como a tomografia e o ultrassom de tórax permitem um diagnóstico mais preciso e definitivo, associado às biópsias de pleura e análise do líquido pleural;
  • Derrames pleurais recidivantes em pacientes oncológicos que apresentem sobrevida elevada podem se beneficiar de pleurodese com talco.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Bedawi EO, Guinde J, Rahman NM, et al. Advances in pleural infection and malignancy. Eur Respir Rev. 2021;30:200002. DOI: 10.1183/16000617.0002-2020.

Especialidades