Leia mais:
Leia mais:
Tecnologia permite que pacientes com síndrome do encarceramento se comuniquem
‘Desafio do balde de gelo’ ajuda a encontrar novo gene relacionado a ELA

‘Desafio do balde de gelo’ ajuda a encontrar novo gene relacionado a ELA

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

250-BANNER5Em 2014, diversas celebridades nacionais e internacionais participaram do “Desafio do balde de gelo”, que consistia em jogar um balde com água gelada em si mesmo, para promover a conscientização sobre esclerose lateral amiotrófica (ELA) e arrecadar doações para a doença. Agora, uma nova pesquisa está creditando parte do dinheiro arrecadado para ajudar a identificar NEK1 como um novo gene relacionado ao ELA.

No ano passado, a ALS Association divulgou que 77 dos 115 milhões de dólares arrecadados com o “Desafio do balde de gelo” foram para vários projetos de pesquisa, entre eles o de sequenciação genética na University of Massachusetts Medical School.

O grupo, composto de pesquisadores da América do Norte e da Europa, trabalhou com pesquisas de todo o mundo, para identificar genes de risco de ELA. Em uma análise aprofundada de mais de 13 mil indivíduos, variantes de NEK1 foram encontrados em número significativamente maior em pacientes com ELA do que em um grupo de seus pares saudáveis.

NEK1 é conhecido por ter várias funções nos neurônios, incluindo a manutenção do citoesqueleto que dá ao neurônio sua forma e promove o transporte. Os pesquisadores acreditam que o rompimento dessas funções celulares estão associadas a um risco aumentado de ELA.

Os cientistas destacaram que as doações do “Desafio do balde de gelo” levaram à colaboração global, o que fez a descoberta possível. Esse é o maior estudo já realizado de ELA familiar e incluiu 80 pesquisadores de 11 países. Os resultados fornecem novos e importantes insights sobre etiopatogenia e etiologia genética da esclerose lateral amiotrófica.

A ALS Association está financiando o desenvolvimento de modelos de camundongos para entender melhor como o NEK1 contribui para o processo da doença.

ban

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique Aqui!

Referências:

Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar