Desnutrição em pacientes internados aumenta risco de mortalidade

Um novo artigo objetivou determinar a prevalência de desnutrição no ambiente hospitalar e o impacto da ingestão de alimento na mortalidade.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A ocorrência de desnutrição em pacientes internados no hospital leva a piores desfechos e mais gastos para o sistema de saúde. Um novo artigo publicado no Journal of Parental and Enteral Nutrition objetivou determinar a prevalência de desnutrição no ambiente hospitalar e o impacto da ingestão de alimento na mortalidade.

Para isso, pesquisadores analisaram os dados de 2009 a 2015 do NutritionDay, uma iniciativa mundial para combater a subnutrição em instituições de saúde. No total, 9.959 adultos de 601 enfermarias dos hospitais americanos participantes foram incluídos no estudo. A prevalência do risco de desnutrição foi determinada através da ferramenta de triagem de desnutrição (Malnutrition Screening Tool, MST).

Tudo que você precisa saber sobre Terapia Nutricional

desnutricao

Desnutrição e mortalidade

A prevalência geral de risco de desnutrição (escore no MST ≥ 2) foi de 32,7%. No NutritionDay, 32,1% dos pacientes comeram um quarto da refeição ou menos. O risco de mortalidade hospitalar foi de 3,24 (IC de 95%: 1,73 a 6,07; p < 0,001) para os doentes que ingeriram um quarto da refeição, em comparação com aqueles que consumiram todas as refeições. O risco aumentou ainda para 5,99 (IC de 95%: 3,03 a 11,84; p < 0,0001) nos pacientes que não fizeram nenhuma refeição, mesmo quando disponível.

Conclusões

Entre as conclusões do estudo, destacam-se:

  • Uma estimativa mais robusta do risco de desnutrição em pacientes hospitalizados nos EUA: aproximadamente 1 em cada 3 doentes internados está em risco.
  • Pacientes que diminuíram a ingestão de refeições apresentaram um aumento no risco de mortalidade.

Os achados demonstram a importância de cuidar da nutrição do paciente no ambiente hospitalar, como forma de garantir melhores desfechos e otimizar os gastos.

Terapia nutricional no paciente grave: é possível perceber o momento correto da intervenção?

Referências:

  • Sauer, A. C., Goates, S. , Malone, A. , Mogensen, K. M., Gewirtz, G. , Sulz, I. , Moick, S. , Laviano, A. and Hiesmayr, M. (2019), Prevalence of Malnutrition Risk and the Impact of Nutrition Risk on Hospital Outcomes: Results From nutritionDay in the U.S.. Journal of Parenteral and Enteral Nutrition. doi:10.1002/jpen.1499

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades