Leia mais:
Leia mais:
Deve-se fazer timectomia na miastenia gravis?

Deve-se fazer timectomia na miastenia gravis?

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

A timectomia, cirurgia de remoção do timo, tem sido um pilar no tratamento da miastenia gravis, mas ainda não há evidências conclusivas de seu benefício. Em um artigo publicado no New England Journal of Medicine, pesquisadores realizaram um estudo para investigar a questão.

Neste estudo multicêntrico, 126 pacientes com miastenia gravis, de 18 a 65 anos, com duração de doença menor que cinco anos, foram randomizados para se submeterem a timectomia por meio de esternotomia mediana combinada com um protocolo padrão de prednisona de 100 a 120 mg por dia alternativo ou apenas ao protocolo de prednisona.

Em todas as visitas aos avaliadores clínicos, os participantes usaram camisas pretas com gola alta para ocultar as incisões transesternal. A eficácia baseou-se em dois resultados:

  1. pontuação média ponderada quantitativa do escore de mistenia gravis
  2. exigência média de prednisona após um período de três anos

Resultados

Uma maior melhora clínica foi observada no grupo timectomia + prednisona, mas as diferenças absolutas foram moderadas. Já no desfecho secundário mais pacientes no grupo de timectomia + prednisona apresentaram manifestações mínimas de doença em três anos (67% vs 47% no grupo de prednisona) e menor necessidade de imunossupressão com azatioprina (17% vs 48%).

No entanto, não houve remissão nos pacientes do grupo timectomia + prednisona, que ainda exigiram uma média de 44 mg de prednisona em dias alternados.

A ausência de remissão completa entre os pacientes cirúrgicos e a necessidade de continuar com prednisona para manter a remissão devem ser ponderadas contra a aparente eficácia das imunoterapias emergentes como IVIg, micofenolato e rituximabe.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Referências:

  • Wolfe GI, Kaminski HJ, Aban IB, et al. Randomized trial of thymectomy in myasthenia gravis. N Engl J Med. 2016;375(6):511-522.
  • Practice Uptade. 2016 Top Stories in Neurology: Myasthenia Gravis (https://www.practiceupdate.com/c/46554/1/7/?elsca1=emc_enews_expert-insight&elsca2=email&elsca3=practiceupdate_neuro&elsca4=neurology&elsca5=newsletter&rid=MTQ5OTIzMDcwNzc1S0&lid=10332481)
Cadastre-se ou faça login para acessar esse e outros conteúdos na íntegra
Cadastrar Fazer login
Veja mais beneficios de ser usuário do Portal PEBMED: Veja mais beneficios de ser usuário
do Portal PEBMED:
7 dias grátis com o Whitebook Aplicativo feito para você, médico, desenhado para trazer segurança e objetividade à sua decisão clínica.
Acesso gratuito ao Nursebook Acesse informações fundamentais para o seu dia a dia como anamnese, semiologia.
Acesso gratuito Fórum Espaço destinado à troca de experiências e comentários construtivos a respeito de temas relacionados à Medicina e à Saúde.
Acesso ilimitado Tenha acesso a noticias, estudos, atualizacoes e mais conteúdos escritos e revisados por especialistas
Teste seus conhecimentos Responda nossos quizes e estude de forma simples e divertida
Conteúdos personalizados Receba por email estudos, atualizações, novas condutas e outros conteúdos segmentados por especialidades

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Nossos conteúdos informam panoramas recentes da medicina.

Caso tenha interesse em divulgar seu currículo na internet, se conectar com pacientes e aumentar seus diferenciais, crie um perfil gratuito no AgendarConsulta, o site parceiro da PEBMED.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar