Deve-se prescrever inibidor da bomba de próton para idosos?

O uso de inibidores da bomba de próton (IBP) em idosos por mais tempo do que o indicado pode causar mais danos do que benefícios.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O uso de inibidores da bomba de próton (IBP) em idosos por mais tempo do que o indicado é uma fonte de constante preocupação entre os pesquisadores, já que isso pode causar mais danos do que benefícios. Um novo estudo irlandês avaliou a prescrição de IBP e outros medicamentos que aumentam o risco de sangramento gastrointestinal em pacientes idosos.

Para esse estudo transversal, pesquisadores avaliaram dados, retirados de farmácias irlandesas, de cerca de 130 mil adultos ≥ 65 anos, para prescrições de IBP, a cada 5 anos entre 1997 e 2012. Metade dos participantes analisados recebeu um IBP.

O uso dos inibidores aumentou de 10,7% em 1997 para 50,3% em 2007 e 48,4% em 2012. Além disso, a probabilidade de ser prescrito uma dose máxima foi seis vezes maior em 2012 do que em 1997 (OR = 6,30; IC 95%, 5,76 – 6,88).

Veja também: ‘Inibidores da bomba de próton causam demência?’

A prescrição a longo prazo tornou-se mais comum, com o número de indivíduos com IBP por mais de 8 semanas aumentando de 4,1% em 1997 para 35,5% em 2012. A análise levou em consideração os medicamentos ulcerogênicos, comorbidades e duração do uso de altas doses de IBP.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Pelos resultados, foi possível observar que, atualmente, a prescrição de inibidores da bomba de próton de dose máxima a longo prazo é altamente prevalente em adultos mais velhos. Intervenções envolvendo médicos e pacientes podem promover o uso adequado de IBP, reduzindo custos e efeitos adversos.

Lembrando que as diretrizes internacionais recomendam não mais do que 8 semanas de IBP de alta dose para úlceras, gastrite, entre outros, e uma redução para dose baixa antes de parar completamente.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.