Devemos recrutar o paciente com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo?

Estudo no JAMA avaliou o efeito do Recrutamento Pulmonar e titulação da PEEP em pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O JAMA (Journal of the American Medical Association) publicou esta semana um estudo bastante esperado pelos amantes da Terapia Intensiva. Eles avaliaram o efeito do Recrutamento Pulmonar e titulação da PEEP em pacientes com Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA).

O objetivo do estudo era determinar se o recrutamento diminuiria a mortalidade em 28 dias nos pacientes em comparação com os que foram tratados em estratégia convencional (PEEP baixa) na SDRA moderada a grave.

Foi realizado um ensaio multicêntrico, randomizado em 120 unidades de cuidados intensivos (UTIs) de nove países (Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Polônia, Portugal, Malásia, Espanha e Uruguai) de 17 de novembro de 2011 até 25 de abril de 2017, selecionando adultos com SDRA moderada a grave.

A intervenção foi uma estratégia experimental com manobra de recrutamento pulmonar e titulação de PEEP de acordo com a melhor complacência (n = 501; grupo experimental) ou uma estratégia de controle de PEEP baixo (n = 509). Todos os pacientes receberam o modo assistido controlado por volume até o desmame.

O desfecho primário foi mortalidade por todas as causas até 28 dias. Os resultados secundários foram tempo de UTI e a internação hospitalar; dias sem ventilação até o dia 28; pneumotórax que necessite de drenagem dentro de 7 dias; barotrauma dentro de 7 dias; e mortalidade na UTI, intra-hospitalar e em 6 meses.

Mais da autora: ‘Suporte de vida na Emergência neurológica – vias aéreas e sedação’

Os resultados foram: total de 1.010 pacientes foram inscritos e acompanhados. Aos 28 dias, 277 dos 501 pacientes (55,3%) no grupo experimental e 251 dos 509 pacientes (49,3%) no grupo controle morreram. Comparado com o grupo de controle, a estratégia de grupo experimental mostrou aumento da mortalidade em 6 meses (65,3% vs. 59,9%), diminuiu o número de dias médios livres de ventilador (5,3 vs. 6,4; diferença; -1,1;), aumentou o risco de pneumotórax que requer drenagem (3,2% vs 1,2%; diferença de 2,0%) e o risco de barotrauma (5,6% vs 1,6%; diferença 4,0%). Não houve diferenças significativas em duração da internação na UTI, duração da internação hospitalar, mortalidade na UTI e mortalidade intra-hospitalar.

O estudo apresenta limitações como o fato de não ter sido viável cegar participantes, médicos e avaliadores de resultados. Além de não terem conseguido classificar a SDRA em subfenótipos por restrição de financiamento.

Porém, o estudo seguiu os passos científicos para ser considerado confiável, controlando vieses, usando análises baseadas em grande número de eventos e apresentando possibilidade de generalização de resultados, já que foi realizado em nove países.

A conclusão foi que em pacientes com SDRA moderado a grave, o recrutamento com titulação de PEEP aumentou mortalidade por todas as causas em 28 dias quando comparada à estratégia com PEEP baixo. Essas descobertas não suportam o uso rotineiro da manobra de recrutamento pulmonar nesses pacientes.

Confesso que fiquei meio aflita porque o recrutamento é uma importante carta na manga nesses casos. E você? Continuará recrutando seus pacientes?

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

  • Writing Group for the Alveolar Recruitment for Acute Respiratory Distress Syndrome Trial (ART) Investigators. Effect of Lung Recruitment and Titrated Positive End-Expiratory Pressure (PEEP) vs Low PEEP on Mortality in Patients With Acute Respiratory Distress SyndromeA Randomized Clinical Trial. JAMA. Published online September 27, 2017. doi:10.1001/jama.2017.14171

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades