Devemos transfundir ou não pacientes com anemia e IAM?

A estratégia transfusional no infarto agudo do miocárdio (IAM) em pacientes com anemia é incerta, apesar da recomendação da literatura.

A literatura recomenda que pacientes coronariopatas mantenham um nível de hemoglobina acima 8 g/dL com risco no prejuízo da isquemia miocárdica. Entretanto a estratégia transfusional no infarto agudo do miocárdio (IAM) em pacientes com anemia é incerta. Em alguns grupos de pacientes uma terapia restritiva, reservando hemotransfusão apenas em níveis de hemoglobina < 7 a 8 g/dL mostrou resultados semelhantes ou até melhores que uma terapia mais liberal.

Leia também: Infarto agudo do miocárdio tipo 2: qual a prevalência e especificidades?

Devemos transfundir ou não pacientes com anemia e infarto agudo do miocárdio?

Análise recente

O estudo REALITY, um estudo aberto de não inferioridade, randomizado, foi realizado em 35 hospitais na França e Espanha envolvendo 668 pacientes. O objetivo do estudo era determinar se uma terapia transfusional mais restrita era não inferior a uma estratégia mais liberal.

O estudo contou com 666 pacientes randomizados, destes 342 foram selecionados para terapia mais restrita (transfundir com ≤ 8 de hemoglobina), e 324 para a estratégia liberal (transfundir com ≤ 10 de hemoglobina). A idade média foi de 77 anos e 42,2% eram mulheres.

O desfecho primário era composto por eventos cardiovasculares maiores (morte por todas as causas, AVC, IAM recorrente e revascularização de emergência) em 30 dias. Os componentes do desfecho secundário foram os mesmos do primário, porém avaliados individualmente.

Saiba mais: Anemia megaloblástica e suas alterações morfológicas

No grupo da terapia restrita 122 (35,7%) pacientes receberam transfusão num total de 342 concentrados de hemácias, e no grupo da terapia liberal 323 (99,7%) pacientes receberam hemotransfusão num total de 758 bolsas. O desfecho primário ocorreu em 36 pacientes do grupo restrito e 46 no grupo da terapia liberal, uma diferença de -3,0% [95% IC, -8,4% a 2,4%]), o risco relativo foi de 0,79 (97,5% IC, 0,00-1,19) atingindo o critério de não inferioridade.

Conclusão

O estudo favorece a terapia restritiva na hora de transfundir pacientes com IAM. No entanto, o IC incluiu o que pode ser um dano clinicamente importante. O estudo abre o caminho para uma redução nas transfusões, entretanto a hemoglobina deve ser mantida acima de 10 g/dL caso haja sintomas isquêmicos. Mais estudos são necessários para confirmação da hipótese.

Referências bibliográficas:

  • Ducrocq G, Gonzalez-Juanatey JR, Puymirat E, et al. Effect of a Restrictive vs Liberal Blood Transfusion Strategy on Major Cardiovascular Events Among Patients With Acute Myocardial Infarction and Anemia: The REALITY Randomized Clinical Trial. JAMA 2021 Feb 9;325(6):552-560. doi: 10.1001/jama.2021.0135.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades