Devido às chuvas, Ministério da Saúde reforça recomendações para leptospirose

Com o risco de aumento no número de casos, a pasta publicou uma Nota Técnica com instruções de conduta.

O início dos períodos chuvosos no final de março no Brasil aumentou a preocupação do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de um aumento da contaminação da população por leptospirose, doença transmitida a partir da exposição direta ou indireta à urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira. 

Como a leptospirose possui sintomas parecidos com a dengue, que está batendo recorde de casos em 2024, a pasta ministerial publicou nota técnica reforçando estratégias para a suspeição de casos e apresentando recomendações de conduta clínica e terapêutica para a doença. 

chuva caindo no asfalto, podendo provocar enchentes

A nota

Dentro da nota técnica, o ministério também apresentou a tabela com as manifestações da leptospirose e das arboviroses mais comuns.  

Ainda no documento: “O diagnóstico diferencial deverá basear-se principalmente nos dados epidemiológicos e clínicos. Deve ser considerado o histórico de possíveis exposições de risco para transmissão da leptospirose nos 30 dias anteriores ao início dos sintomas.” 

Leia também: Enchentes e contaminação: como abordar as doenças causadas pela água? 

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram 19.565 casos suspeitos, com 3.100 confirmações e 254 mortes pela doença. Neste ano, até o final de fevereiro, já tinham sido confirmados 123 casos e 8 mortes. 

Apoio financeiro 

O Ministério da Saúde informou que monitora as localidades atingidas por chuvas fortes a fim de mobilizar esforços e ter celeridade no envio de equipamentos, técnicos e kits de medicamentos. 

*Este artigo foi revisado pela equipe médica do Portal. 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo