Devo utilizar corticoides para dor de garganta por infecção bacteriana?

Seja no plantão ou no consultório, uma das queixas mais comuns é: garganta inflamada. Quase 12 milhões de pessoas tem dor de garganta.

Seja no plantão ou no consultório, uma das queixas que mais ouvimos sempre é: garganta inflamada. Cerca de 12 milhões de pessoas apresentam essa queixa em qualquer cenário de atendimento anualmente nos Estados Unidos. O manejo pode parecer simples, mas quando queremos reduzir sintomas a aumentar a eficácia do tratamento, você conhece as melhores evidências?

Uma revisão sistematizada com metanálise da Cochrane tentou avaliar o uso de corticoides na redução de sintomas em casos de faringite aguda. Posteriormente o The NNT group avaliou as conclusões dos estudos para ratificar a conduta como sendo indicada ou não.

Leia também: Diabetes Mellitus tipo 1 na criança: cuidados e pontos de atenção para a família

mãos de médico segurando remédios para dor de garganta

Como saber se a dor de garganta é de origem bacteriana?

A dor de garganta, ou odinofagia no jargão médico, é uma queixa muito prevalente. Contudo, ela é pouco específica em relação a etiologia ou causa base de sua apresentação. Com a pandemia do coronavírus, esse sintoma ficou ainda mais prevalente, sendo motivo de visita ao serviço de saúde. A maioria das queixas de dor de garganta estão associadas às infecções virais. 

Contudo, não é infrequente que nos deparemos com a prescrição empírica de antimicrobianos em pacientes com quadros de etiologia viral, o que é um grande problema de saúde pública. Então como podemos suspeitar da etiologia bacteriana de uma dor de garganta de maneira mais assertiva e baseada em evidências? 

Uma sistematização prática denominada Critérios de Centor pode ser muito útil para isso. Essa sistematização foi revisada por McIsaac, tendo uma alta especificidade para a faringite estreptocócica. Os critérios avaliam a idade, temperatura, presença de tosse, linfonodomegalia cervical anterior dolorosa e edema amigdaliano ou exsudado. O resultado pode variar entre 0 e 5 e quanto maior seu valor maior a chance de uma etiologia positiva para amigdalite bacteriana, orientando o uso de antibioticoterapia empírica. 

Corticoides para dor de garganta

A equipe de revisores avaliou a influência do uso de corticoides para redução de sintomas para queixa inespecífica: dor de garganta. Foram avaliados indivíduos categorizados com qualquer uma das hipóteses de: amigdalite, tonsilite, faringite, odinofagia ou dor inespecífica de garganta. 

Um total de oito trials randomizados placebo controlados foram identificados comparando o uso de antibióticos com ou sem uso associado de corticoides. Um total de 743 indivíduos foram avaliados, dos quais 369 eram crianças e 374 eram adultos. Os desfechos avaliados foram alívio de dor, resolução de sintomas com 24 horas, sustentação de alívio após 48 horas, tempo de resolução e recorrência. 

Os resultados convergiram para conclusão de que corticoides (prednisona 60 mg, dexametasona em doses acima de 10 mg ou betametasona 8 mg) são eficazes na redução de intensidade de sintomas comparados ao placebo. Pacientes que se valeram dessa modalidade terapêutica apresentaram uma chance maior de 39% contra 12% do placebo de resolução de sintomas em 24 horas.

Nesses mesmos pacientes, a persistência de melhora foi superior (77%) em relação ao placebo (47%). A associação de corticoides reduziu o tempo de alívio da dor em seis horas e resolução completa de sintomas em 14 horas. Não houve diferença significativa entre os grupos ao se avaliar recorrência. 

As limitações encontradas dizem respeito ao tamanho dos estudos incluídos, o que diminui muito o poder detecção de danos associados à intervenção. Houve uma heterogeneidade grande entre os tipos e doses de corticoides empregados. A maiorias das doenças que cursam com dor de garganta são de etiologia viral e não foram incluídas na análise, o que pode gerar resultados interessantes quanto aos desfechos por ser um agravo mais prevalente.  

Conclusão 

A cada três pacientes com dor de garganta associada à infecção bacteriana, um se beneficia com uso de corticoides para os desfechos avaliados. Esse NNT é muito baixo quando se compara que nenhum paciente apresentou dano relacionado ao uso. 

Dessa forma, a recomendação é favorável ao uso de corticoides associados à antibioticoterapia para infecções bacterianas de faringe e laringe. Para compreender as doses e as melhores opções de antibióticos para esses agravos utilize o Whitebook. No próximo plantão ou rotina de consultório você já sabe o que fazer.

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.