Dexmedetomidina em dose baixa previne delirium na UTI?

A administração de dexmedetomidina à noite, em baixas doses, em adultos gravemente doentes, reduz a incidência de delirium durante a permanência na UTI.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

A administração de dexmedetomidina à noite, em baixas doses, em adultos gravemente doentes, reduz a incidência de delirium durante a permanência na UTI, indica um novo artigo publicado no American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine, publicado em maio.

A dexmedetomidina está associada a menos episódios de delirium do que os benzodiazepínicos e a uma melhor arquitetura do sono do que os benzodiazepínicos ou propofol. Para avaliar se o fármaco reduz os casos de delirium e melhora a qualidade do sono, quando administrado à noite em pacientes que necessitam de sedação, pesquisadores realizaram um estudo duplo-cego, controlado por placebo.

No total, 100 doentes críticos foram randomizados para receber dexmedetomidina à noite (entre 21h30 e 6h15) por via intravenosa (0,2 μg/kg/h, titulada por 0,1 μg/kg/h a cada 15 minutos até uma meta na escala RASS de -1 ou taxa máxima de 0,7 μg/kg/h) ou placebo até a alta da UTI. Durante as infusões do estudo, todos os sedativos foram reduzidos pela metade.

LEIA MAIS: Abrir as portas do CTI para as famílias reduz a incidência de delirium?

administracao de antibioticos

DEXMEDETOMIDINA: RESULTADOS

Em comparação com o placebo, a dexmedetomidina administrada à noite foi associada a uma proporção maior de pacientes que permaneceram livres de delirium durante a internação na UTI (dexmedetomidina [40 (80%) de 50 pacientes] versus placebo [27 (54%) de 50 pacientes]; RR 0,44, IC de 95%: 0,23 a 0,82; p = 0,006).

A pontuação média no questionário Leeds – usado para avaliar o sono – foi semelhante entre os grupos (diferença média 0,02; IC de 95%: 0,42 a 1,92). A incidência de hipotensão, bradicardia ou ambos também não diferiu.

Conclusões

Pelos achados, os pesquisadores concluíram que a administração à noite de dexmedetomidina em baixas doses em pacientes graves reduz a incidência de delirium durante a permanência na UTI, mas não afeta a qualidade do sono.

LEIA MAIS: Delirium no paciente internado: recomendações práticas

*Esse artigo foi revisado pela equipe médica da PEBMED

Referências:

  • Low-Dose Nocturnal Dexmedetomidine Prevents ICU Delirium. A Randomized, Placebo-controlled Trial. Yoanna Skrobik, Matthew S. Duprey, Nicholas S. Hill, and John W. Devlin. DOI: https://doi.org/10.1164/rccm.201710-1995OC

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades