Dia Internacional da Síndrome de Down: como é a abordagem de crianças com a síndrome?

Neste dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, criado para conscientizar a sociedade sobre a inclusão de pessoas com Down.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Neste dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, data criada em 2006 pela organização Down Syndrome International a fim de conscientizar a sociedade para a inclusão da pessoa com síndrome de Down e dar visibilidade ao tema.

No Brasil, de acordo com o último censo do IBGE de 2010, estima-se que há 300 mil pessoas vivendo com a síndrome de Down e, ainda segundo os dados do recenseamento demográfico, a prevalência da Síndrome de Down é de um a cada 700 nascimentos no pais.

Leia maisSíndrome de down e puericultura: abordagem inicial ao recém nascido e sua família

Nossa equipe do Portal PEBMED entrevistou a médica pediatra Anna Paula Baumblatt, coordenadora do ambulatório multidisciplinar de síndrome de Down do Hupe/UERJ e integrante do comitê científico da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (FBASD). Baumblatt explicou como é a abordagem do médico às crianças que vivem com a síndrome.

Como detectar os primeiros sinais da síndrome de down?

O diagnóstico da síndrome de Down pode ser realizado durante a gestação ou após o nascimento , ainda na maternidade o q ocorre em aproximadamente 90% dos casos. Na gestação, é detectada pelo exame de sangue direto ou através de sinais indiretos como a translucência nucal e ultrassonografia morfológica.

síndrome de down

Após o nascimento pelo exame clínico, com confirmação laboratorial pelo cariótipo, exame genético que detecta a síndrome de down. O exame de sangue direto é feito por volta da oitava semana de gestação , através da pesquisa do DNA fetal no sangue materno, mas ainda não é acessível para a maioria da população.

Como os orientar os pais no cuidado da criança com Síndrome de Down?

A criança com síndrome de down é uma criança como outra qualquer. Precisa de afeto e cuidados.

Como o médico pode fazer acompanhamento da criança com Síndrome de Down?

A criança com síndrome de Down tem algumas particularidades clínicas que o médico assistente precisa estar atento. Para começar podemos citar a forma como a notícia é transmitida aos pais. O momento da notícia. Faz toda a diferença na vida da família.

Não nasce só a criança. Nasce uma mãe , um pai, uma tia de uma criança com deficiência mas com inúmeras possibilidades se receber oportunidades. A síndrome de down não impede que a pessoa tenha uma vida ativa com autonomia, produtiva e feliz.

Quais são as práticas/técnicas mais recomendadas para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo do paciente com a síndrome?

Após o nascimento e os primeiros exames e cuidados médicos. E após a família estar mais tranquila em relação ao diagnóstico e o que representa ter uma criança com síndrome de Down na família damos início as terapias de estimulação essencial precoce, o que vai potencializar todas as capacidades adaptativas da criança, como fonoaudiologia, com estímulo à amamentação e correção dos distúrbios de deglutição, e fisioterapia para auxílio na aquisição dos marcos motores.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades