Dia Internacional do Câncer: importância de conscientizar seu paciente

Nesta segunda, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer, a data criada para alertar dos perigos da doença e conscientizar a população para a prevenção da neoplasia. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nesta segunda, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Internacional do Câncer. Assim como o Dia Nacional do Câncer, a data foi criada para alertar sobre os perigos da doença e conscientizar a população para a prevenção da neoplasia. Além do rastreio precoce no intuito de identificar antecipadamente o tumor. Uma das ações de conscientização que o médico pode incutir nos pacientes envolve mudanças de hábito, como cessação do tabagismo e bebida alcoólica, alimentação saudável e prática de exercícios físicos.

câncer

Prevenção do câncer

Conforme explica Henrique Pasqualette, diretor médico do Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), a profilaxia é de extrema importância na sobrevida do paciente. “A maioria dos cânceres não apresenta uma prevenção determinada, mas a população pode se beneficiar da medicina preventiva para a detecção precoce e o controle do avanço da doença”, afirma Pasqualette.

A prevenção primária é uma forte aliada na redução dos fatores de risco, mas a secundária também exerce um papel fundamental. “O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos em estágio inicial”, conclui o médico.

Estatísticas

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a estimativa é que a neoplasia atinja 600 mil brasileiros em 2019. Conforme estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cânceres com maior incidência por ano são pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Ainda segundo a entidade internacional, pelo menos 30% dos casos de câncer seriam evitáveis caso o paciente tomasse atitudes preventivas.

Confira aqui no Portal PEBMED mais matérias sobre câncer:

Referências:

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades

Tags