Dia Mundial da Obesidade: distúrbios hormonais femininos

A obesidade tem relação com diversos distúrbios no ciclo menstrual: amenorreia, hipermenorreia, ovários policísticos e infertilidade.

A obesidade tem relação com diversos distúrbios no ciclo menstrual da mulher: amenorreia, hipermenorreia, síndrome dos ovários policísticos e infertilidade. No Brasil, mais de 47% das mulheres apresentam sobrepeso ou obesidade. O sobrepeso e a obesidade levam a alterações endocrinológicas que prejudicam o ciclo menstrual e a função reprodutiva dessas mulheres.

Leia também: Contraceptivos hormonais e atraso na fertilidade

Dia Mundial da Obesidade: distúrbios hormonais femininos

Obesidade e sistema endócrino

O tecido adiposo atua diretamente sobre o sistema endócrino feminino. Os estrógenos e adipocinas são moléculas produzidas pelas células adiposas e sua produção varia de acordo com a quantidade de gordura. O aumento da resistência insulínica, e da produção dessas moléculas pelas células de gordura afetam o eixo hipotálamo-hipófise-ovariano, podendo desregular o ciclo menstrual e gerar dificuldade de engravidar. Dentre as causas de infertilidade estão a anovulação e alterações no recrutamento e maturação dos oócitos.

Obesidade e sangramento uterino anormal

Além disso, os níveis de estrógeno em excesso podem promover hiperplasia endometrial, aumentar o risco de hipermenorreia e câncer de endométrio. O estado pró-inflamatório da obesidade promove períodos menstruais mais intensos, com mais relatos de dismenorreia.

Infertilidade: manejo clínico

Mulheres com peso basal elevado ou índice de massa corporal (IMC) superior a 27 kg/m2 e infertilidade anovulatória são aconselhadas a perder peso.

Para mulheres obesas com síndrome do ovário policístico (SOP), a perda de apenas 5 a 10 por cento do peso corporal já é suficiente para restaurar a ovulação em 55 a 100 por cento dessas mulheres dentro de seis.

Vamos lembrar que a perda de peso, apesar de desafiadora, é uma modalidade barata de baixa intervenção, sem efeitos colaterais e com outros benefícios para a saúde e, portanto, deve ser um tratamento de primeira linha para mulheres anovulatórias obesas.

Saiba mais: Menopausa: Como realizar o manejo dos sintomas em mulheres mais velhas?

Cirurgia bariátrica e fertilidade

A cirurgia bariátrica tem se tornado uma abordagem cada vez mais utilizada e eficaz para alcançar uma perda de peso sustentável, bem como reduzir as morbidades associadas à obesidade grave, e aumentar as chances de gestação. Dados norte-americanos dos últimos anos estimam que mais de 40% dos procedimentos bariátricos nos EUA são realizados em mulheres em idade reprodutiva. Portanto, é cada vez mais comum que mulheres que se submeteram à cirurgia bariátrica se apresentem para aconselhamento pré-concepcional ou pré-natal.

Diversos estudos demonstram que pacientes submetidas à cirurgia bariátrica têm uma rápida conversão a ciclos ovulatórios e aumento da fertilidade.

Mas apesar desses dados encorajadores, a maioria dos especialistas concorda que a cirurgia bariátrica não é indicada como tratamento de primeira linha para infertilidade em mulheres obesas.

Nos casos que a paciente permanece infértil após a cirurgia, a fertilização in vitro pode ser considerada. Se indicada, pode ser seguro e bem-sucedida, mas a experiência é limitada a relatos de casos.

Aconselhamento pré-gestacional

É importante alertar a paciente de que a obesidade aumenta o risco para abortamento, e que uma gestante obesa se enquadra em uma gestação de alto risco para diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, entre outros. Enfim, gestações que aumentam o risco tanto materno quanto fetal.

Os achados clínicos e laboratoriais da infertilidade da mulher obesa muitas vezes são os mesmos da síndrome dos ovários policísticos, sendo muitas vezes um desafio excluir esse diagnóstico. Nesse caso, uma análise mais minuciosa é necessária, e o tratamento, felizmente, converge para o mesmo: emagrecimento, mudança de estilo de vida e tratamento da síndrome metabólica.

Veja mais do Dia Mundial da Obesidade:

Referências bibliográficas:

  • Sarwer DB, Spitzer JC, Wadden TA, et al. Changes in sexual functioning and sex hormone levels in women following bariatric surgery. JAMA Surg 2014;149(1):26-33. doi: 1001/jamasurg.2013.5022
  • Merhi ZO. Weight loss by bariatric surgery and subsequent fertility. Fertil Steril 2007; 87(2):430-2. doi: 1016/j.fertnstert.2006.07.1499

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.