Dia Mundial da Obesidade: eficácia da metformina na obesidade infantil (revisão)

No Canadá, pesquisadores realizaram uma revisão para avaliar a eficácia e segurança da metformina em crianças e adolescentes com obesidade.

Aproximadamente quarenta e três milhões de crianças em todo o mundo têm excesso de peso e noventa e dois milhões são consideradas em risco. A prevalência de obesidade aumentou dramaticamente nas últimas décadas. Nos Estados Unidos, por exemplo, a prevalência de obesidade infantil classe I foi de 19% em 2016. A obesidade é a causa mais comum de resistência à insulina em crianças e está associada à dislipidemia, diabetes mellitus tipo 2 (DM2) e complicações vasculares de longo prazo, entre outras. Embora as intervenções no estilo de vida, continuem sendo o padrão de tratamento para a obesidade infantil, muitas crianças poderão necessitar de terapia medicamentosa. A eficácia e segurança da metformina para a obesidade em crianças e adolescentes permanece obscura.

No Canadá, pesquisadores realizaram uma revisão sistemática para avaliar a eficácia e segurança da metformina com intervenções no estilo de vida, em comparação com um placebo com intervenção no estilo de vida, em crianças e adolescentes com obesidade. O estudo “Efficacy and Safety of Metformin for Obesity: A Systematic Review” foi publicado no jornal Pediatrics.

No Canadá, pesquisadores realizaram uma revisão para avaliar a eficácia e segurança da metformina em crianças e adolescentes com obesidade.

Eficácia e segurança da metformina

Foram selecionados ensaios clínicos randomizados (RCTs), extraídos das seguintes fontes de dados: PubMed, Embase, Cochrane Library, Scopus e ClincalTrials.gov (início em novembro de 2019). Dois pesquisadores extraíram, independentemente, os dados e avaliaram a sua qualidade. Os resultados primários foram alterações médias desde a linha de base no IMC, escore z do IMC, avaliação do modelo homeostático de resistência à insulina e efeitos adversos gastrointestinais (GI).

Foram incluídos na revisão 24 RCTs, totalizando 1623 pacientes. As idades variaram de 4 a 19 anos e o seguimento variou de 2 meses a 2 anos. A metformina resultou em uma diminuição modesta no IMC (intervalo de valores médios: 22,70 a 1,30 vs 21,12 a 1,90), escore z de IMC (intervalo de valores médios: 20,37 a 20,03 vs 20,22 a 0,15) e avaliação do modelo homeostático de resistência à insulina (intervalo de valores médios: 23,74 a 1,00 vs 21,40 a 2,66). Além disso, mostrou uma frequência maior de efeitos adversos GI (2% a 74% vs 0% a 42%).

Os pesquisadores concluíram que existe alguma evidência de que a terapia com metformina, associada a intervenções no estilo de vida, tem um efeito modesto favorável no escore z do IMC e na resistência à insulina e um perfil de segurança tolerável em crianças e adolescentes com obesidade. No entanto, destacaram que a evidência disponível é de qualidade variável, e os resultados de estudos de alta qualidade revelaram efeitos menores do tratamento, sugerindo alguma incerteza em seus benefícios. No entanto, a metformina pode ser considerada para uso como terapia farmacológica nesta população pediátrica, devido à sua eficácia, disponibilidade, custo e perfil de segurança modestos. Portanto, futuros RCTs, com intervenções de estilo de vida padronizadas e estudos do mundo real, são necessários para caracterizar os pacientes pediátricos que podem se beneficiar mais com a monoterapia com metformina e metformina em combinação com outros medicamentos para o tratamento da resistência à insulina e obesidade.

Mensagem Prática

Na prática, observo que a metformina tem sido usada em crianças acima de 10 anos de idade no tratamento do hiperinsulinismo, sendo uma ferramenta para a diminuição da insulina, após o insucesso com dieta e exercício físico, influenciando pouco na perda de peso. No entanto, pode ser uma opção, já que, infelizmente, é difícil a adoção de bons hábitos, dependendo da população estudada. Por isso, há de fato necessidade de mais estudos para se avaliar seu papel no controle da obesidade.

Referência bibliográfica:

  • MASARWA, R. et al. Efficacy and Safety of Metformin for Obesity: A Systematic Review. Pediatrics. v.19, e20201610, 2021

 

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades