Dia Mundial da Prevenção à Síndrome Alcoólica Fetal: o que a exposição ao álcool na gravidez gera?

A síndrome alcoólica fetal é atribuída à ingestão de álcool na gestação. Essa síndrome é a maior causadora de retardo mental prevenível. Saiba mais.

A síndrome alcoólica fetal (SAF) é atribuída à ingestão de álcool na gestação. Infelizmente, essa síndrome é a maior causadora de retardo mental prevenível.

Há diferentes graus e intensidade desse espectro chamado de FASD (em inglês, Fetal Alcohol Spectrum Disorders),cujas consequências vão desde alterações mais sutis até o transtorno mais grave congênitos e de neurodesenvolvimento, a SAF.  

Estima-se, que no Brasil, 33% das gestantes ingerem alguma dose de álcool na gravidez. Além disso, acredita-se que 120 mil recém-nascidos (RN) anualmente nascem com síndrome alcoólica fetal. Para evitá-la, basta não ingerir qualquer tipo ou quantidade de bebida alcoólica durante a gravidez, ou interromper seu uso imediatamente assim que houver suspeição de gestação. Sabe-se que, em qualquer fase da gestação, o álcool é fator de risco, e não se conhece uma ingestão segura dessa substância. 

A recomendação é ingestão zero de álcool, pois mesmo uma baixa quantidade ingerida é capaz de levar a aborto, prematuridade, baixo peso ao nascer e asfixia perinatal. 

Devido a alta prevalência mundial (6 a 9 casos por 1000 nascidos vivos), todos os anos a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) faz campanha de alerta sobre os riscos do consumo de álcool na gravidez, com o objetivo de informar a população sobre o tema que permanece desconhecido por muitos.

Leia também: A presença paterna na prevenção do uso de bebidas alcoólicas e depressão na gestação

síndrome alcoólica fetal

Estudos sobre a síndrome alcoólica fetal

Vários estudos já comprovam que o álcool é capaz de atravessar a barreira transplacentária e que a concentração deste no sangue fetal é equivalente à concentração no sangue materno (1 a 2h após ingestão). Porém, o organismo fetal não é capaz de metabolizar essa substância, levando a múltiplas malformações, principalmente no sistema nervoso central, confirmando que o álcool é um agente teratogênico. 

A gravidade das manifestações clínicas depende de fatores como: quantidade, frequência, período da exposição fetal e outros fatores individuais maternos, genéticos e ambientais. 

Em 2018, o tema ficou ainda mais relevante quando uma revista científica inglesa chamada Cerebral Cortex publicou um artigo chamado: “Prenatal Ethanol Exposure and Neocortical Development: a transgenerational model of FASD”  demonstrando, em modelos experimentais, que a exposição pré-natal ao álcool pode gerar modificações epigenéticas específicas por 3 gerações, podendo levar a diminuição do peso cerebral e corporal, defeito na expressão do RNA e desenvolvimento anormal de conexões cerebrais, além de aumentar as chances de ansiedade, depressão e alteração na coordenação motora. 

Considerações

Os danos, infelizmente, são irreversíveis e de difícil manejo, que é baseado em reabilitação, educação especial, equipe multidisciplinar e tratamento para controle do déficit de atenção e hiperatividade. 

Infelizmente, não há cura para essa doença, por isso a única recomendação é a prevenção.  

Referências bibliográficas:

  • ABBOTT, C. W. et al. Prenatal Ethanol Exposure and Neocortical Development: A Transgenerational Model of FASD. Cereb Cortex, v.28, n.8, p.2908-2921, 2018 
  • FLAK, A. L. et al. The association of mild, moderate, and binge prenatal alcohol exposure and child neuropsychological outcomes: a meta-analysis. Alcohol Clin Exp Res, v.38, n.1, p.214-226, 2014
  • SUNDERMANN, A. C. et al. Week-by-week alcohol consumption in early pregnancy and spontaneous abortion risk: a prospective cohort study. Am J Obstet Gynecol, v.224, n.1, p.97.e1-97.e16, 2021
  • CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Fetal alcohol spectrum disorders”. 2018.
  • NATIONAL INSTITUTE ON ALCOHOL ABUSE AND ALCOHOLISM. Fetal Alcohol Exposure. 2019. Disponível em: https://www.niaaa.nih.gov/sites/default/files/FASD.pdf  Acesso em: 14/09/2021
  • MESQUITA, M. A. Manifestações clínicas e critérios diagnósticos do espectro de desordens fetais alcoólicas. In: SEGRE, C. A. M. (coord). São Paulo: SPSP; 2017

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.