Tempo de leitura: 2 min.
A tuberculose é uma doença endêmica em boa parte dos países pobres e ainda representa um problema de saúde pública nesses locais. As apresentações pulmonares são as mais frequentes sem dúvida, entretanto a localização no sistema genital feminino representa o 4º sítio mais frequente extrapulmonar (representando aproximadamente 20% dos casos de tuberculose extrapulmonar).
Leia também: Achados em ressonância nuclear magnética (RNM) em pacientes com tuberculose meníngea
A incidência de tuberculose em sítios extrapulmonares apresenta uma distribuição epidemiológica preferencial pelos países desenvolvidos (Portugal sendo o país europeu de maior prevalência na Europa).
O sistema genital feminino acometido por tuberculose pode manifestar-se clinicamente com infertilidade ligada a alterações anatômicas de trompas uterinas e endométrio principalmente.
As manifestações clínicas da tuberculose genital, podem passar despercebidas (raramente dor abdominal, sangramento vaginal e dispareunia que são os mais frequentes, estão presentes), uma vez que causam poucos sintomas. Sendo a infertilidade conjugal um evento investigado por muitos médicos, a tuberculose muitas vezes é esquecida, já que o sítio pulmonar é o mais lembrado.
Nesse dia dedicado ao diagnóstico da tuberculose, devemos lembrar de que a tuberculose é uma doença sistêmica, podendo, portanto, acometer sítios extrapulmonares em alguns casos, principalmente em países mais pobres como o nosso. Quando a infertilidade feminina estiver em investigação lembre-se de tentar afastar o diagnóstico de tuberculose genital.
Leia os outros textos sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose no site.
Referências bibliográficas:
Como fazer reposição correta de potássio? Diálise previne nefropatia por contraste? Tire essas e outras…
Um dos diagnósticos mais frequentes de abdome agudo inflamatório nas emergências cirúrgicas é a colecistite…
No check-up semanal de hoje, confira as últimas notícias sobre interrupção de antidepressivo, supressão hormonal…
Considera-se como refratária a cefaleia migranosa que não reponde aos tratamentos preventivos e da crise…
A hidroxicloroquina, antimalárico utilizado para diversas doenças autoimunes, pode estar associado a toxicidade retiniana.
Um estudo estimou o tempo necessário para que o controle intensivo da PA possa gerar…