Dia Mundial da Tuberculose: tuberculose no SNC - PEBMED

Dia Mundial da Tuberculose: tuberculose no SNC

Sua avaliação é fundamental para que a gente continue melhorando o Portal Pebmed

Quer acessar esse e outros conteúdos na íntegra?

Cadastrar Grátis

Faça seu login ou cadastre-se gratuitamente para ter acesso ilimitado a todos os artigos, casos clínicos e ferramentas do Portal PEBMED

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

As formas de infecção do sistema nervoso central (SNC) devido ao Mycobacterium tuberculosis, responsável pela maior parte dos casos de tuberculose incluem meningite, tuberculoma e aracnoidite espinhal.

Em regiões onde a prevalência de tuberculose (TB) é alta, a disseminação pós-primária é comum entre crianças e adultos jovens, todas as três formas de TB do SNC são encontradas com relativa frequência.

Em regiões onde a prevalência de TB é baixa, como América do Norte e Europa Ocidental, as manifestações extrapulmonares são observadas principalmente em adultos com reativação, e a forma predominante de doença do SNC é a meningite.

Leia também: CLIPPERS: cada vez mais reconhecida dentro do espectro de distúrbios inflamatórios do sistema nervoso central

O HIV é um importante fator de risco. Entre os pacientes com TB, aqueles com infecção pelo HIV têm um aumento de cinco vezes na probabilidade de ter envolvimento do SNC e TB disseminada em comparação com aqueles sem infecção pelo HIV; este risco aumenta entre pacientes com contagem de CD4 < 100 células/microL.

O tubérculo cortical ou meníngeo (foco de Rich), com subsequente ruptura no espaço subaracnóideo, é o evento crítico no desenvolvimento da meningite tuberculosa, isso produz uma intensa reação de hipersensibilidade, dando origem a alterações inflamatórias que são mais marcadas na base do crânio.

Dia Mundial da Tuberculose: tuberculose no SNC

Tome as melhores decisões clinicas, atualize-se. Cadastre-se e acesse gratuitamente conteúdo de medicina escrito e revisado por especialistas

Três características dominam a patologia e explicam as manifestações clínicas

O processo inflamatório causa aumento da permeabilidade capilar, produz exsudato, mais marcado na base do crânio, que eventualmente leva a fibrose, esta envolve os nervos cranianos adjacentes e os vasos do Polígono de Willis, ocasiona paralisias dos nervos cranianos e infartos periventriculares, respectivamente.

A vasculite tuberculosa, causa espasmo, constrição, trombose e oclusão dos vasos intracerebrais. A oclusão das artérias cerebrais resulta em isquemias no parênquima cerebral e levar a variadas síndromes cerebrovasculares. Os infartos na meningite tuberculosa são tipicamente pequenos, múltiplos, bilaterais e frequentemente localizados nas regiões periventriculares. As estruturas mais envolvidas são os gânglios da base, tálamo e a cápsula interna. Os infartos periventriculares são atribuídos à arterite de vasos penetrantes do Polígono de Willis, particularmente das artérias lenticuloestriadas. A vasculite intracraniana é uma característica comum em estudos de autópsia e um importante determinante de déficits neurológicos residuais.

Saiba mais: Adenovírus e doença do sistema nervoso central em pediatria

A hidrocefalia eventualmente se desenvolve na maioria dos pacientes. A comunicante resulta da extensão do processo inflamatório às cisternas basilares, já a não comunicante ou obstrutiva causada pela obstrução do aqueduto desenvolve-se com menos frequência, devido à contração do exsudato ao redor do tronco encefálico ou devido a um tuberculoma do tronco encefálico que bloqueia a drenagem.

Variações

A apresentação clínica dependerá do local e da intensidade do processo inflamatório. Grande parte dos pacientes, a meningoencefalite tem caráter insidioso, porém em crianças a doença pode ser aguda e fatal. Os sintomas gerais são os encontrados comumente em pacientes com meningite: febre, anorexia e adinamia. Os sintomas específicos mais frequentes são a cefaleia e alteração do nível de consciência. Sinais e sintomas de hipertensão intracraniana, assim como alterações de nervos cranianos e sinais de irritação meníngea podem fazer parte do quadro. O exame físico dependerá do estágio da doença e da topografia comprometida.

Os tuberculomas se comportam como lesões expansivas de crescimento lento com efeito de massa e sua manifestação clínica dependerá da topografia. São diagnósticos diferenciais de tuberculoma, uma série de doenças infecciosas do SNC como: neurocisticercose, criptococcoma, neurotoxoplasmose, abscesso cerebral além de tumores cerebrais (cérebro primário ou metastático).

Leia os outros textos sobre o Dia Mundial de Combate à Tuberculose no site.

Autor(a):

Referências bibliográficas:

  • Bourgi K, Fiske C, Sterling TR. Tuberculosis Meningitis. Curr Infect Dis Rep. 2017; 19:39.
  • Leonard JM. Central Nervous System Tuberculosis. Microbiol Spectr 2017; 5.
  • Lewinsohn DM, Leonard MK, LoBue PA, et al. Official American Thoracic Society/Infectious Diseases Society of America/Centers for Disease Control and Prevention Clinical Practice Guidelines: Diagnosis of Tuberculosis in Adults and Children. Clin Infect Dis. 2017; 64:e1.
  • Donovan J, Thwaites GE, Huynh J. Tuberculous meningitis: where to from here? Curr Opin Infect Dis. 2020; 33(3):259-266. doi: 1097/QCO.0000000000000648.
  • Wasay M, Khan M, Farooq S, et al. Frequency and Impact of Cerebral Infarctions in Patients With Tuberculous Meningitis. Stroke. 2018; 49(10):2288-2293. doi: 1161/STROKEAHA.118.021301.

O Portal PEBMED é destinado para médicos e profissionais de saúde. Seu conteúdo tem o objetivo de informar panoramas recentes da medicina, devendo ser interpretado por profissionais capacitados.

Para diagnósticos e esclarecimentos, busque orientação profissional. Você pode agendar uma consulta aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Entrar | Cadastrar