Categorias: Endocrinologia

Dia Mundial de Combate ao Diabetes: veja as últimas atualizações sobre a doença

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes foi criado com o objetivo de conscientizar a população sobre seus riscos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes, estima que 14,3 milhões de brasileiros tenham a doença. Só nesse ano, diversos estudos, pesquisas, diretrizes e revisões apresentaram novidades no manejo do diabetes e, para te manter sempre atualizado, trazemos aqui os principais artigos publicados no Portal da PEBMED sobre o tema:

A American Diabetes Association (ADA) publicou novas diretrizes para auxiliar clínicos no atendimento a pacientes com diabetes tipo 1. Veja aqui os destaques do mais recente guideline.

O Lancet Diabetes and Endocrinology publicou um novo consenso sobre o manejo de exercícios em diabéticos. Veja aqui os principais pontos.

Com base nas últimas evidências, o ACP atualizou suas recomendações para tratamento farmacológico oral do diabetes mellitus tipo 2 em adultos. Saiba aqui.

Todo ano, a American Diabetes Association atualiza suas diretrizes de assistência médica (triagem, diagnóstico e tratamento) para diabetes. Veja as mudanças de 2017 aqui.

As taxas de hipoglicemia grave e cetoacidose diabética são mais baixas com o uso de insulina em bomba em pacientes jovens com diabetes tipo 1? Estudo do JAMA responde! Confira aqui.

Para pacientes com sobrepeso ou obesos que têm diabetes, médicos devem recomendar cirurgia bariátrica ou terapia médica intensiva com medicamentos? É o que responde um artigo publicado no New England Journal of Medicine. Leia aqui.

O Food and Drug Administration (FDA) publicou um aviso de segurança sobre a canagliflozina. Veja mais em nosso artigo e saiba como proceder.

Pesquisadores do Reino Unido estudaram as tendências epidemiológicas de diabetes (DM) tipo 1 e 2 e suas relações com sobrepeso e obesidade em crianças e adultos jovens. Veja aqui os resultados.

Na última semana, a Anvisa registrou o Basaglar, a primeira insulina biossimilar no Brasil. O produto é uma alternativa para pessoas com diabetes 1 e 2. Saiba mais aqui.

As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook. Baixe o aplicativo #1 dos médicos brasileiros. Clique aqui!

Compartilhar
Publicado por
Vanessa Thees

Posts recentes

Intubação na escassez de sedativo: quais as alternativas medicamentosas? [podcast]

Neste episódio, o Dr. Filipe Amado falará sobre como realizar intubação no cenário de escassez…

3 horas atrás

Diagnóstico de mieloma múltiplo: o papel dos exames de imagem

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia hematológica que resulta da proliferação clonal de plasmócitos…

4 horas atrás

5 mnemônicos para salvar o plantão

Os mnemônicos, que já são consagrados como estratégia de estudo, também podem nos ajudar na…

5 horas atrás

Tapentadol x Oxicodona para controle da dor pós-operatória

A busca por um opioide com maior perfil de segurança para dor pós-operatória é altamente…

6 horas atrás

Dor no ombro após cirurgia de vesícula: foi a posição?

A dor no ombro é uma queixa bastante frequente após a cirurgia laparoscópica. Foi estudada…

7 horas atrás

Micofenolato de mofetila no manejo inicial da púrpura trombocitopênica imune

Púrpura trombocitopênica imune é uma condição autoimune que autoanticorpos antiplaquetários promovem a destruição das plaquetas…

8 horas atrás