Dia Mundial do Doador de Sangue: Brasil está acima da média de doação

Nesta sexta, 14 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Doador de Sangue, data criada para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Saiba mais:

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nesta sexta-feira, 14 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada para conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue, principalmente durante grandes eventos, feriados ou festividades onde a demanda por transfusão sanguínea pode aumentar em decorrência da elevação no número de acidentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o total de brasileiros que se cadastraram como doador de sangue é de apenas 1,6%. Apesar de parecer um percentual baixo, ainda assim está dentro dos parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade recomenda que pelo menos 1% da população seja doador.

Leia maisDia nacional do doador de sangue. Saiba como doar

A boa notícia é que pelo menos 66% dessas doações são de forma espontânea, ou seja, sem a necessidade ou campanha públicas de incentivo; o que não tira a necessidade dos órgãos públicos de realizar periodicamente ações de conscientização para estimular a população a doar sangue e salvar milhares de vidas no processo.

Ainda de acordo com estimativas do Ministério da Saúde, em 2017 o país recebeu 3,4 milhões de bolsas de sangue doadas e os hospitais realizaram aproximadamente 2,8 milhões de transfusões de sangue.

trombocitopenia

Requisitos para doação de sangue

  • Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
  • Estar bem de saúde
  • Ter entre 16* e 69 anos, 11 meses e 29 dias
  • Pesar no mínimo 50 Kg
  • Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação

O que acontece com o sangue:

O sangue doado é separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma e outros), e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são utilizados para atendimentos de urgência, a realização de cirurgias eletivas de grande porte e o tratamento de pessoas com doenças crônicas, tais como doença falciforme e talassemia, e doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Para doar basta procurar o Hemocentro mais próximo e ajudar diretamente a vida das pessoas.

É médico e quer ser colunista do Portal da PEBMED? Inscreva-se aqui!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades