Crianças com deficiência e a necessidade de atenção integral

O último relatório da UNICEF afirma que cerca de 240 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de deficiência.

O dia 9 de dezembro foi nomeado como o Dia Nacional da Criança com Deficiência. Segundo o Art. 2 da Lei n° 13.146/2015, considera-se pessoa com deficiência “aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, (…) o qual pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais”.

Leia também: Impacto da deficiência visual e seu tratamento na depressão e ansiedade em crianças

A legislação brasileira considera como:

  • Deficiência física o comprometimento funcional total ou parcial de uma ou mais estruturas corporais;
  • Deficiência auditiva como perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500 Hz, 1.000 Hz, 2.000 Hz e 3.000 Hz.
  • Deficiência visual: cegueira definida como acuidade visual inferior a 0,05 no melhor olho; Baixa visão definida como acuidade visual entre 0,3 0,05 no melhor olho;
  • Deficiência mental: funcionamento intelectual comprometido e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas: comunicação; autocuidado, habilidades de socialização, utilização dos recursos da comunidade; saúde e segurança; habilidades acadêmicas; atividades de lazer; trabalho.
  • Deficiência múltipla: associação de duas ou mais eficiências;

Um relatório da UNICEF afirma que cerca de 240 milhões de crianças no mundo possuem algum tipo de deficiência. Com base nos dados de 42 países, o relatório identificou os impactos negativos que abrangem aspectos sociais e de saúde dessas crianças, provocados pelas barreiras enfrentadas.

Quiz: Paciente pediátrico apresenta deficiência congênita na mão direita. Qual o diagnóstico?

Em comparação às crianças que não possuem deficiência, as crianças com deficiência apresentam maior risco de desnutrição e infecções respiratórias agudas, e quase 50% de probabilidade de nunca frequentarem a escola. O relatório da UNICEF também evidenciou que o risco dessas crianças se sentirem discriminadas e infelizes é 50% maior.

Em contrapartida, a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015) abrange artigos que prioritariamente destacam a igualdade e direito a não discriminação das pessoas com deficiência visando a inclusão social e a cidadania.

Além da atenção integral e igualitária à saúde inerente a todo indivíduo, crianças com deficiência também devem ser assistidas em serviços especializados. O direito à habilitação e reabilitação das crianças com deficiência, objetivam o desenvolvimento de potencialidades do indivíduo, capacidade funcional máxima possível, autonomia, habilidades, recursos pessoais e comunitários para melhor desempenho das atividades e prevenção de danos à qualidade de vida.

É fundamental que a criança com deficiência vivencie experiências de convivência com outras crianças, com ou sem deficiência, em espaços comuns que não tenham discriminações, permitindo que a inclusão aconteça e que crianças e adultos aprendam a conviver com as diferenças inerentes a cada ser humano.

Saiba mais: Série Comunicação Médica: más notícias em pediatria [vídeo]

Mensagem prática para o médico

Atestado para Comprovação de Deficiência

O atestado é um documento elaborado pelo médico que confirma a deficiência física de um paciente. Ele pode ser solicitado em diferentes contextos (no caso de pacientes adultos, para finalidades laborais, por exemplo).

Para preencher, é necessário realizar anamnese, exame físico e, se necessário, solicitar exames complementares no intuito de comprovar a deficiência física do paciente. Descrever a deficiência no atestado de maneira a confirmá-la.

No documento, deve constar sempre a CID (Código Internacional de Doença) e, se presente, a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Além disso, deve-se descrever as limitações que o paciente enfrenta na vida diária. Alguns exemplos: “alterações de marcha, perda de força ou mobilidade doméstica e urbana, dificuldades de comunicação, dificuldades no cuidado pessoal, dificuldades de leitura, escrita e compreensão, dificuldades nas interações sociais”.

 

*O presente artigo foi produzido por Nathalia Schuengue e, posteriormente, foi incluída a “mensagem prática para o médico”, com base em informações do Whitebook Clinical Decision.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.
Referências bibliográficas: Ícone de seta para baixo
  • Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualização sobre Inclusão de Crianças e Adolescentes com Deficiência. Rio de Janeiro: SBP. Maio, 2017. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/2017/05/Atualizao-sobre-Incluso-de-Crianas-e-Adolescentes-com-Deficincia.pdf
  • Brasil. Lei nº 13.146, de 6 de Julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União de 7 e Julho de 2015.
  • Franco V. Introdução à intervenção precoce no desenvolvimento da criança: com a família, com a comunidade, em equipe. Évora, Edições Aloendro, 2015.

Especialidades