Dia Nacional da Dermatite Atópica: mitos e fatos sobre a doença

Em 14 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Dermatite Atópica (DA). No Brasil, a data é comemorada em 23 de setembro. 

Em 14 de setembro, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Dermatite Atópica (DA). No Brasil, a data é comemorada em 23 de setembro. 

No país, milhares de crianças apresentam manifestações clínicas de DA ou eczema atópico, uma doença alérgica da pele, mas que pode afetar a saúde mental e levar ao desenvolvimento de outras condições, como infecções. A DA provoca desconforto nos pequenos pacientes e tira a tranquilidade dos pais. 

Em comemoração ao Dia Nacional de Conscientização da DA, separamos uma lista de mitos e fatos sobre a doença para auxiliar os profissionais de saúde a lidar com esse diagnóstico e orientar pacientes e seus familiares. Sabe-se a barreira mais significativa ao tratamento é a baixa adesão. Tratar a DA é muito trabalhoso e requer persistência. É por isso que o aconselhamento do profissional de saúde é tão importante. A educação do paciente pode ajudar a melhorar a adesão e eliminar ou reduzir esse obstáculo.

Leia mais: Revisão sobre dermatite atópica

Dia Nacional da Dermatite Atópica: mitos e fatos sobre a doença

Mitos e fatos sobre a Dermatite Atópica

Mitos Fatos
A DA é uma doença infecciosa causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. A DA é uma condição inflamatória crônica. Acredita-se que seja causada pela resposta autoimune do organismo. O ato de coçar descontroladamente pode levar ao desenvolvimento de infecção.
A DA é contagiosa. A DA não é contagiosa. A DA é uma doença genética. Isso quer dizer que a criança já nasce com uma predisposição a apresentar a doença. A condição é, às vezes, hereditária, pois tende a ocorrer em famílias.
A DA só aparece no rosto, na região extensora de cotovelos ou na região flexora dos joelhos. A DA pode aparecer em qualquer parte do corpo.
Banhos regulares podem piorar os sintomas da DA. A frequência do banho não é tão importante quanto usar água morna, minimizando o uso de sabonetes perfumados e hidratando depois. A água quente pode desencadear crises.
Ter DA é barato, requer apenas um tratamento com qualquer produto de hidratação. A DA é uma doença cara e o custo direto é alto. Infelizmente, para muitos pacientes, o tratamento é inacessível. Muitas terapias podem não ser cobertas pelo plano de saúde. Além disso, há gastos com produtos de higiene adequados, roupas de cama, roupas de uso diário ou alimentos.
Alergias alimentares causam DA. As alergias alimentares podem desencadear crises e piorar os sintomas, mas os alimentos não são a principal causa de DA.
A DA não é uma condição séria e não requer tratamento porque é facilmente “superada”. Existem várias gravidades de DA. Muitas vezes, a DA desaparece na infância, mas também pode atingir adolescentes e adultos. 
A DA é apenas uma doença de pele e não afeta a qualidade de vida do paciente. A DA é uma doença crônica. O prurido pode prejudicar a saúde mental dos pacientes, levando à depressão e ao isolamento social e comprometendo o aprendizado. Infelizmente, é uma grande causa de bullying.
As crises de DA são desencadeadas pelos mesmos fatores para todos os pacientes, sejam alérgenos ambientais ou irritantes como o látex. Os gatilhos da DA variam de acordo com o paciente.
Se ambos os pais têm DA, o filho herdará a doença. Embora uma história familiar de DA, asma ou rinite, por exemplo, seja o indicador mais forte de desenvolvimento de DA, a causa da DA não é somente hereditária.
Legenda: DA – dermatite atópica. Fonte: Adaptado de World Atopic Eczema Day (2021). 

Referências bibliográficas:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.