Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele: ‘Se exponha mas não se queime’

Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está promovendo uma campanha de prevenção ao câncer de pele, o Dezembro Laranja.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Durante este mês, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está promovendo uma campanha de prevenção ao câncer de pele, o Dezembro Laranja. Com o slogan: “Se exponha mas não se queime”, a SBD realizará no dia 2 de dezembro, em todo o Brasil, um mutirão de atendimentos. Cerca de 3 mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 130 postos de atendimento. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele.

Esta campanha é desenvolvida desde 2014, visando a promoção de uma série de iniciativas de prevenção e diagnóstico precoce da doença. Este ano, pela primeira vez, a campanha continua durante todo o verão, trazendo diferentes ações na Internet, ruas, praias e parques.

Sobre o câncer de pele:

O câncer de pele não melanoma é o tipo de tumor mais frequente no Brasil e, embora tenha uma baixa letalidade, o grande número de casos e possíveis mutilações o tornam um problema importante de saúde pública no país. Já o melanoma, apesar da baixa incidência, apresenta grande magnitude em razão da sua alta letalidade.

-> ‘Saiba identificar todos os tipos de câncer de pele!’

Quando devemos desconfiar de uma lesão?

Regra do ABCDE de identificação do câncer de pele melanoma // Fonte: AMERICAN ACADEMY OF DERMATOLOGY AD HOC TASK FORCE FOR THE ABCDES OF MELANOMA et al., 2015.

Fique atento aos sinais de alerta para o câncer de pele:

  • Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
  • Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
  • Feridas que não cicatrizam em quatro semanas.

Prevenção do câncer de pele:

A principal recomendação para a prevenção do câncer de pele é evitar a exposição ao sol, principalmente nos horários em que os raios são mais intensos (entre 10h e 16h), bem como utilizar óculos de sol com proteção UV, roupas que protegem o corpo, chapéus de abas largas, sombrinhas e guarda-sol. Atualmente, estão disponíveis roupas e acessórios com proteção UV.

Curiosidades:

Nas Olimpíadas de 2016, enquanto muitos torcedores parabenizavam Mack Horton pela conquista do ouro nos 400m livre, um fã anônimo e atento reparou em uma lesão suspeita no peito do nadado. O torcedor escreveu um e-mail alertando o médico da Federação Australiana de Natação, que recomendou a retirada da lesão. O atleta olímpico passou por um procedimento cirúrgico para retirar a lesão e agradeceu ao fã anônimo pela contribuição:

– Um salve para a pessoa que enviou o e-mail ao médico da equipe de natação e me disse para verificar minha verruga. Boa decisão. Muito boa decisão – postou Horton, em suas redes sociais.

Mack admitiu que só fez a cirurgia por causa da recomendação do fã anônimo. Comparação de imagens de competições antigas do nadador mostram que a lesão estava ficando mais escura (encaixando-se no E do ABCDE).

Reprodução / Getty Imagens / Instagram

É médico e também quer ser colunista do Portal PEBMED? Clique aqui e inscreva-se!

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades