Dia Nacional de Combate ao Fumo: número de fumantes cai 36%

Nesta quinta 29 é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data importante para relembrar os riscos do tabagismo tanto para o fumante quanto para outros ao seu redor.

Tempo de leitura: [rt_reading_time] minutos.

Nesta quinta 29 é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data importante para relembrar os riscos do tabagismo tanto para o fumante quanto para outros ao seu redor. O cigarro ainda é uma das principais causas de morte evitável no Brasil e ao redor do mundo, a boa notícia é que o número de pessoas com hábito de fumar no país caiu 36% em relação há 12 anos.

Segundo o estudo realizado pelo Ministério da Saúde entre 2006 e 2017, e publicado no portal da entidade em maio de 2018, o número de fumantes no território nacional diminuiu de 15,7% para 10,1% ao longo do período de análise. Os dados foram divulgados em cerimônia realizada na sede do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o levantamento, se separados por gênero, a frequência de homens fumantes em 2017 foi de 13,2%, enquanto a de mulheres foi de 7,5%. Se considerada a idade, os idosos a partir dos 65 anos fumaram menos (7,3%); no entanto, a taxa de usuários de tabaco entre jovens de 18 a 24 anos foi de 8,5%, representando um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior.

O índice de tabagismo variou também conforme o nível de escolaridade. A pesquisa do Ministério da Saúde concluiu que a incidência de fumantes entre pessoas com menos de 12 anos de estudo é maior (13,2%) do que no grupo de indivíduos que possuem maior grau de formação (7,4%).

O estudo contemplou 53.034 voluntários, oriundos das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal, que responderam por telefone ao questionário intitulado Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017).

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 pela lei nº 7488/86 com o objetivo de barrar o avanço no consumo de cigarro e conscientizar sobre os males à saúde provocados pela exposição prolongada à nicotina e a outras substâncias nocivas presentes no tabaco.

Confira no PEBMED mais artigos relacionados ao tabagismo:

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo

Selecione o motivo:
Errado
Incompleto
Desatualizado
Confuso
Outros

Sucesso!

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Avaliar artigo

Dê sua nota para esse conteúdo.

Você avaliou esse artigo

Sua avaliação foi registrada com sucesso.

Baixe o Whitebook Tenha o melhor suporte
na sua tomada de decisão.

Especialidades