Página Principal > Saúde Pública > Dia Nacional de Combate ao Fumo: número de fumantes cai 36%
Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo: número de fumantes cai 36%

Tempo de leitura: 2 minutos.

Nesta quinta 29 é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Fumo, data importante para relembrar os riscos do tabagismo tanto para o fumante quanto para outros ao seu redor. O cigarro ainda é uma das principais causas de morte evitável no Brasil e ao redor do mundo, a boa notícia é que o número de pessoas com hábito de fumar no país caiu 36% em relação há 12 anos.

Segundo o estudo realizado pelo Ministério da Saúde entre 2006 e 2017, e publicado no portal da entidade em maio de 2018, o número de fumantes no território nacional diminuiu de 15,7% para 10,1% ao longo do período de análise. Os dados foram divulgados em cerimônia realizada na sede do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro.

Ainda de acordo com o levantamento, se separados por gênero, a frequência de homens fumantes em 2017 foi de 13,2%, enquanto a de mulheres foi de 7,5%. Se considerada a idade, os idosos a partir dos 65 anos fumaram menos (7,3%); no entanto, a taxa de usuários de tabaco entre jovens de 18 a 24 anos foi de 8,5%, representando um aumento de 7,4% em relação ao ano anterior.

O índice de tabagismo variou também conforme o nível de escolaridade. A pesquisa do Ministério da Saúde concluiu que a incidência de fumantes entre pessoas com menos de 12 anos de estudo é maior (13,2%) do que no grupo de indivíduos que possuem maior grau de formação (7,4%).

O estudo contemplou 53.034 voluntários, oriundos das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal, que responderam por telefone ao questionário intitulado Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2017).

O Dia Nacional de Combate ao Fumo foi criado em 1986 pela lei nº 7488/86 com o objetivo de barrar o avanço no consumo de cigarro e conscientizar sobre os males à saúde provocados pela exposição prolongada à nicotina e a outras substâncias nocivas presentes no tabaco.

Confira no PEBMED mais artigos relacionados ao tabagismo:

Tenha em mãos informações objetivas e rápidas sobre práticas médicas. Baixe o Whitebook.

Referências:

Um comentário

  1. Deveria ser proibido fumar nas ruas, sob pena de multa. Ao fumante deveria ser permitido fumar apenas dentro de sua própria casa, de preferência sozinho!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.



Esse site utiliza cookies. Para saber mais sobre como usamos cookies, consulte nossa política.